Diário
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Novembro 3, 2024

20 Anos de Festa da Diversidade

Iniciam hoje, 29 de Maio, os debates que “preparam” os 20 anos da Festa da Diversidade.

Até à Festa propriamente dita (29 e 30 de Junho na Ribeira das Naus) várias associações albergam outras tantas conversas em seminários sobre as questões do racismo, imigração, direitos humanos, extrema-direita, etc.

Festa da diversidade

A festa da diversidade, mais do que um momento de celebração, é um esforço de conjugar a luta pela visibilidade da diversidade cultural do país com as lutas pela afirmação da igualdade e o combate contra o racismo, assim como todas as formas de discriminação associadas.

Por isso, já é habitual a programação da festa iniciar-se com debates temáticos, coorganizados por várias organizações e que abarcam muito do que é a agenda de luta contra o racismo para que esta continue a estar bem presente no debate político nacional.

Este ano, para além das habituais temáticas, o desporto também assume alguma centralidade.

Até à Festa propriamente dita (29 e 30 de Junho na Ribeira das Naus), várias associações albergam outras tantas conversas em seminários sobre as questões do racismo, imigração, direitos humanos, extrema-direita, etc.

Debates:

  • 29/5, 18h –  Populismo e Extrema Direita
    Casa do Brasil/Coletivo Andorinha – Bairro Alto
    Rua Luz Soriano, 42
  • 30/5, 21h – Violência Policial
    Com Calma – Benfica
    R. República da Bolívia, 5 C
  • 5/6, 10 às 18hPensar o Racismo no desporto
    Vikings Sports Club – ISCTE
    Auditório B2.03 Ferreira de Almeida
  • 10/6, 16h Recolha de Dados Étnico-raciais para quê?
    CulturFace – Ameixoeira
    R. Raúl de Carvalho, lote 5 e 6, Loja 1 e 2
  • 8/6, 18hFim dos Despejos, Direito à Habitação
    Sirigaita – espaço associativo – Intendente
    R. dos Anjos 12F
  • 15/6, 15hO Feminismo e a Mulher Negra
    Batoto Yetu – Bº Alfinetes/Marvila
    R. António Gedeão, nº 8, Cave Dtª, Loja Bloco B3

 

Populismo e Extrema Direita

O ciclo de debates que introduz as temáticas da 12ª Festa da Diversidade terá como eixo a discussão sobre populismos e a extrema-direita.

Com a ascensão de diversas figuras políticas que se apropriam do discurso nacionalista e xenofóbico a nível mundial para obter êxitos eleitorais, a relação entre populismo e extrema-direita volta a pautar o debate entre os estudiosos do assunto.

Enquanto a teoria política tenta defini-lo e concede bases analíticas de como reconhecê-lo, o populismo ainda é tratado como um vilão incompatível com as práticas democráticas.

A extrema-direita tem se utilizado dessa estratégia como método para fortalecer seu discurso, ancorada em um um projeto suposto de um “povo puro”, delimitado pelas fronteiras entre o “nacional” e o outro, em um constante ataque aos grupos marginalizados, selecionados como “inimigos comuns” do momento.

A partir de exemplos da América e da Europa, surgem questões.

O populismo é sempre de extrema-direita? A extrema-direita é necessariamente populista? O populismo é incompatível com a democracia? Como a extrema-direita se utiliza deste discurso? Como o discurso da extrema-direita alimenta a violência contra os grupos marginalizados?

A Casa do Brasil de Lisboa e o Coletivo Andorinha convidam a todos e todas para pensarmos juntos nestas questões.

 

Informação adicional

 

Politização da Imigração em Portugal e na Europa

 

Pensar o Racismo no Desporto

 

Festa da Diversidade

 


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -