Diário
Director

Independente
João de Sousa

Terça-feira, Julho 16, 2024

2º IndieJúnior Alllianz confirmou as expectativas

José M. Bastos
José M. Bastos
Crítico de cinema

Prémios do júri oficial foram para filmes da Holanda e de França.Terminou ontem a edição de 2018 do Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto. Durante 6 dias o Teatro Rivoli, o Cinema Trindade e a Biblioteca Municipal Almeida Garrett acolheram os vários milhares de participantes neste certame que tem uma acentuada vertente pedagógica.

Com um trabalho exemplar de ligação às escolas e às famílias a organização do festival conseguiu, pelo segundo ano consecutivo, esgotar a maior parte das sessões e proporcionar aos jovens que a ele acorreram a oportunidade de verem cinema numa sala. Para muitos esta terá mesmo sido uma experiência iniciática. O IndieJúnior está, deste modo, a criar hoje os espectadores de amanhã.

E da mesma forma que Ana Deus, Carlos Tê e Rui Reininho recordaram, nesta edição, filmes que marcaram a sua infância e juventude, muitas das crianças e jovens que passaram pelo festival durante estes dias poderão vir a dizer daqui a alguns anos: “Foi no Indiejúnior que vi o meu primeiro filme”. Mas poderão também falar das múltiplas experiências que nele viveram: falarão das oficinas que frequentaram e alguns poderão até dizer que participaram na escolha dos filmes exibidos!…

Mas como as várias dezenas de filmes apresentados estavam na sua maior parte a participar numa competição, aqui fica o registo dos filmes premiados, anotando-se que a cerimónia de entrega dos prémios foi abrilhantada pelo Coro Infantil da EB1 da Lomba, em colaboração com o Serviço Educativo da Casa da Música.

Os filmes premiados foram

Grande Prémio Longa Metragem

O Professor Sapo”/Meester Kikker, de Anna van der Heide (Ficção, Holanda, 2016, 85’)

Grande Prémio Curta Metragem

Espaço que Resta” /Negative Space, de Max Porter e Ru Kuwahata (Animação, França, 2017, 6’)

Menção Honrosa

O Júri Oficial decidiu ainda atribuir uma Menção Honrosa a “Realidade Oculta” /Hello Salaam, de Kim Brand (Ficção, Holanda, 2017, 15’)

Grande Prémio do Público

Quero Viver no Jardim Zoológico”/I Want to Live in the Zoo, de Evgenia Golubeva (Animação, Rússia, 2017, 6’)

Prémio Escolas

A Sra. McCutcheon”/Mrs. McCutcheon, de John Sheedy (Ficção, Austrália, 2017, 17’)

Próximo IndieJúnior…

Ficamos à espera do 3º INDIEJÚNIOR ALLIANZ. Com o mesmo sucesso de participação e com o mesmo pendor formativo. Esta é uma manifestação que merece toda a nossa simpatia e que não deixará de produzir bons frutos no futuro. O Cinema agradece.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Uma Aventura | Na Caixa

Mentores espirituais

Manuel de Azevedo

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -