São Lágrimas, Senhor, São Lágrimas | Guerra e Paz
Fernando Correia
Jornalista, comentador de rádio e televisão, professor, nasceu em 1935 e dividiu a sua infância entre a Mouraria, o Alto de Santo Amaro e São Domingos de Benfica.
Qual a ideia que esteve na origem deste livro «São Lágrimas, Senhor, São Lágrimas»?
Nos últimos anos e sob os auspícios da editora “Guerra e Paz” tenho escrito muito sobre temas sociais, desde os sem abrigo até aos idosos abandonados em instituições, por vontade de familiares próximos. Agora e perante o crescente número de casos de violência doméstica conto alguns casos que foram protagonizados por pessoas minhas amigas ou minhas conhecidas. Foi um apelo do meu coração, com a finalidade de alertar algumas consciências adormecidas.
A violência doméstica é um flagelo em Portugal: como o sentiu durante a pesquisa que culminou com escrita do livro?
Primeiro com uma dor imensa. Depois por ter percebido que tudo isto acontece por uma questão de má educação dos jovens; por falta de intervenção da Escola; de um mau acompanhamento na transição para a fase adulta; e pelas más companhias que escolhem ou preferem.
Será possível erradicar este crime?
Se toda a sociedade fizer por isso, sim. Mas é necessário um grande empenhamento de todos nós, a começar pelos órgãos de soberania. Daí, também, a razão de ser deste livro. É preciso ler, compreender e agir em conformidade.
Fernando Correia
São Lágrimas, Senhor, São Lágrimas
Guerra e Paz 14,50€
Exclusivo Tornado / Novos Livros