Quinzenal
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Dezembro 26, 2024

3º Festival Silarca: O cogumelo é rei em Beja

Festival-Silarca

De 4 a 6 de Março, o cogumelo é a atracção principal do 3º Festival Silarca, em Cabeça Gorda, Beja.

Trata-se, mais concretamente, da Amanita Ponderosa (nome científico), também conhecida como cilarca ou tortulho.

No primeiro dia do evento, é inaugurado, às 15h30, o mural infantil “O Meu Cogumelo”, na Tenda Micológica, seguindo-se a abertura da Lota Micológica e do mercado de rua, entre a Rua da República e a Praça Magalhães Lima.

Às 17h30, a Casa do Conde recebe uma mesa redonda acerca da “Simbiose Entre O Sobreiro e O Cogumelo”.

A abertura solene do evento decorre às 20h30, tendo como anfitrião o humorista Bruno Ferreira (que é também embaixador do evento) e conta com a actuação do grupo Just Kolors Dance, entre a Rua da República e a Praça Magalhães Lima.

Às 21h30, Nelson Laranjo actua na Tenda Micológica, seguindo-se um concerto da banda 70 Volts às 23h00 e às 00h30 entra em palco a DJ Ritta.

 

A 5 de Março, pelas 9h30, acontece o Passeio Micológico no Parque Biológico da Cabeça Gorda, sendo obrigatórias as inscrições prévias.

Às 10h00 decorre a abertura da Tenda Micológica, seguindo-se às 14h00 um workshop de culinária micológico para crianças no Centro de Convívio.

Entre as 14h00 e as 19h00, Os Caprichosos vão assegurar a animação de rua e em simultâneo decorre a mesa redonda “Sobreiro e Cogumelo, Paisagem e Identidade”.

Às 17h30 o humorista Bruno Ferreira participa num showcooking dedicado ao cogumelo e às 19h decorre na Tenda Micológica a sessão de esclarecimento sobre “Identificação da Silarca (Amanita Ponderosa)”, seguindo-se, às 21h00, o concerto com Tiago Bento e às 22h00 a actuação de Pedro Mestre e Campaniça Trio.

Às 23h00 Arte e Copas convida 300 and Friends, e o dia encerra com a actuação do DJ Mello às 00h30.

Dia 6 de Março, às 10h00, está prevista a abertura do mercado, seguindo-se a abertura da Tenda Micológica às 12h00.

Às 14h30 os Chocalheiros de Ficalho asseguram a animação de rua e às 15h00 a Escola de Capoeira Gingarte leva a cabo uma demonstração.

Entre as 15h30 e as 17h00, actuam vários grupos corais: o Grupo Coral Infantil da Carpe Diem, o Grupo Coral As Moças do Cante, o Grupo Coral da Cabeça Gorda, o Grupo Coral Os Moços da Aldeia, Grupo Coral do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira – Aljustrel e o Rancho dos Cantadores da Aldeia Nova de São Bento.

O Festival termina com a entrega de prémios e a actuação do grupo popular De Moda em Moda, a partir das 21h00.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -