No dia 5 de Dezembro realizaram-se manifestações em El Aaiún e em Dakhla.
No bairro Awda em El Aaiún, após a intervenção das forças de ocupação contra os manifestantes, houve várias detenções entre as quais a de dois menores.
As manifestações dos desempregados em Dahkla também foram violentamente reprimidas e foram feitas várias detenções. Entre os detidos está o irmão de Hasana El Wali, preso politico que faleceu devido aos maus tratos, torturas e negligencia médica.
Aziz Aluahadi transferido de urgência para o hospital após 43 dias de Greve de Fome
Aziz Aluahadi estudante saharaui e activista de direitos humanos aguarda julgamento há mais de 9 meses. O grupo de 14 estudantes presos políticos do qual faz parte foram detidos e torturados e exigem o direito a um julgamento justo. Os jovens foram detidos devido à sua participação em manifestações pacíficas exigindo o direito de autodeterminação do povo saharaui.
Ali Saadoni transferido para hospital
Dia 5 de Dezembro o activista saharaui Ali Saadoni foi transferido de urgência da prisão negra de El Aaiun para o hospital da cidade. Saadoni foi sequesttado com os activistas Nouradin Elargoubi e Khaliehna Elfak, pelas autoridades marroquinas no passado dia 1 de Dezembro e torturados.
Artigos publicados no por un sahara libre.org