Segundo álbum da banda lançou definitivamente a “beatlemania”
Quatro meses depois de terem editado o primeiro álbum, The Beatles lançavam “With the Beatles” — um conjunto de 14 canções, com sete delas a serem originais da dupla Lennon/McCartney. Um disco que iria afirmar o quarteto de Liverpool como um verdadeiro novo fenómeno de popularidade junto da juventude britânica.
O primeiro disco já conquistara o público, dando aos Beatles algum sucesso que seria consolidado em Abril de 1963 com o grande sucesso de vendas do single “She Loves You”. Mas com o álbum “With the Beatles”, colocado à venda há precisamente 52 anos, o sucesso seria imenso. De pequeno fenómeno, os quatro de Liverpool passam a um extraordinário êxito de popularidade nunca antes visto. A tal ponto que a coisa até tem nome bem a propósito – “Beatlemania”! Uma loucura total junto dos jovens ingleses sobretudo do público feminino. Datam desse tempo os concertos em que dificilmente se conseguia ouvir o grupo no palco, tal a gritaria histérica do público na plateia. Anos depos, a banda deixaria para sempre de actuar em público, alegando precisamente que os músicos não se conseguiam ouvir em palco dada a gritaria delas na plateia.
Em “With the Beatles” começa a sobressair o invulgar talento da dupla John Lennon/Paul McCartney para compor canções. Com “All my Loving” como “cabeça de cartaz”, o disco apresenta um conjunto de temas que se iriam constituir como marcos de uma época frenética, em que a juventude britânica rompia com os tradicionais valores da sociedade ao som de uma banda de rock. Um fenómeno que seria abrangente praticamente a todo o mundo.
Canções como “It Won’t Be Long”, “All my Loving”, “Please Mr Postman”, “Roll Over Beethoven” e “Money” fazem parte desde LP, onde também está “I Wanna Be Your Man” , uma canção escrita depois dos Beatles terem conhecido Mick Jagger e Keith Richards dos Rolling Stones, que também iriam interpretar este tema.
Passada mais de meia-centena de anos, “With The Beatles”, para além de uma obra nostálgica para os mais velhos que viveram aqueles tempos, é sobretudo uma peça áudio digna de figurar num Museu da Música. Um disco datado é certo, mas ainda capaz de despertar muitos ouvintes para a singular forma como os Beatles transformaram o típico som do Rock ´n´Roll em melodiosas canções. A “Pop Music” no seu esplendor. O som de uma época distante que ainda hoje faz sentido ouvir…