Os encontros imaginários de 2018 começam hoje, com a presença do sociólogo António Dores, do jurista Vera Jardim e do médico Abílio Alves.
Os debates entre personagens marcantes da história Universal estão de volta no teatro A Barraca. Conheça Fidel Castro interpretado por António Dores, Fritz Lang por Vera Jardim e Josef Mengele por Abílio Laves, hoje, em Lisboa às 21:30.
Na segunda parte há música e canções pelo Conjunto do “Cantinho da Amizade”.
Saiba quem são:
Fidel Alejandro Castro Ruz
Birán, 13 de Agosto de 1926 — Havana, 25 de Novembro de 2016
Foi um político e revolucionário cubano nacionalista e marxista-leninista. Foi preso devido ao ataque fracassado ao Quartel Moncada em 1953. Depois de um ano de prisão, viajou para o México onde formou um grupo revolucionário, o Movimento 26 de Julho, com seu irmão Raúl Castro e Che Guevara. Conseguindo derrotar o ditador Batista em 1959.Sob sua administração, Cuba tornou-se um Estado socialista autoritário unipartidário, a indústria e os negócios foram nacionalizados, e reformas socialistas foram implementadas em toda a sociedade. Castro morreu em Havana na noite de 25 de Novembro de 2016, aos 90 anos.
Interpretação do sociólogo António Dores.
Friedrich Anton Christian Lang
Viena, 5 de Dezembro de 1890 – Los Angeles, 2 de Agosto de 1976
Conhecido como Fritz Lang foi um cineasta, realizador, argumentista e produtor nascido na Áustria, mas que dividiu sua carreira entre a Alemanha e Hollywood. Participou na Primeira Guerra Mundial e foi gravemente ferido, tendo perdido um olho. No hospital, onde permaneceu longo tempo, começou a escrever roteiros com um forte grafismo, o que levou a que fosse convidado para realizar filmes .que ficaram para a história como alguns dos maiores expoentes do expressionismo alemão. Com a chegada de Hitler exilou-se nos Estados Unidos onde continuou a sua carreira colaborando em várias obras com Bertolt Brecht.
Interpretação do jurista Vera Jardim.
Josef Mengele
Günzburg, 16 de marco de 1911 – Bertioga, 7 de Fevereiro de 1979
Foi um oficial alemão da Schutzstaffel (SS) e médico no campo de concentração de Auschwitz durante a Segunda Guerra Mundial. Os que chegavam e eram considerados aptos a trabalhar eram admitidos no campo e os que eram considerados incapazes de trabalhar eram imediatamente mortos nas câmaras de gás.. Depois da guerra fugiu para a América do Sul, onde evitou a captura pelo resto de sua vida. Viveu na Argentina, Paraguai e Brasil onde morreu afogado na praia de Bertioga.
O médico Abílio Alves interpreta.
Encontros imaginários 2018
8 de Janeiro de 2018
21h30
[email protected] | [email protected]
213 965 360 | 913 341 687
Largo de Santos, 2
1200 – 808 Lisboa
Website do Teatro A Barraca