Apesar do presidente Jair Bolsonaro afirmar nesta sexta-feira (19) que a existência da fome no Brasil “é uma grande mentira”, cerca de 6,3 mil pessoas morrem anualmente no país devido à desnutrição.
De acordo com reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, com base em dados do Datasus, entre 2008 e 2017 – último ano disponibilizado pelo Ministério da Saúde – foram registradas 63.712 mortes causadas por problemas ligados à desnutrição, uma média de 17 óbitos por dia.
A negativa de Bolsonaro sobre a ocorrência da fome no Brasil foi feita durante um café da manhã com correspondentes estrangeiros. “Falar que se passa fome no Brasil é uma grande mentira. Passa-se mal, não come bem. Aí eu concordo. Agora, passar fome, não”, afirmou. “Você não vê gente, mesmo pobre, pelas ruas com físico esquelético como a gente vê em alguns outros países pelo mundo”, completou. (Leia no Brasil 247)
Mais tarde, após a repercussão do episódio ganhar o mundo, Bolsonaro tentou minimizar o teor da afirmação feita anteriormente e disse desconhecer as razões por que uma “pequena parte” da população ainda passa fome e por que “outros ainda passam mal”.
Texto em português do Brasil
Exclusivo Editorial Brasil247 / Tornado
Receba a nossa newsletter
Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.