Amanhã, em novo Encontro Imaginário, no Teatro A Barraca, em Lisboa, estarão em debate novas personagens marcantes da História Universal.
Com participação da sociedade civil
Fique a conhecer melhor as personagens: Rasputin interpretado pelo militar de Abril Matos Gomes, Miguel de Cervantes pelo jornalista Catalão Ramon Font e Charlie Chaplin pelo economista Carlos P. Martins.
Saiba quem são:
Rasputin
21 de Janeiro de 1869 – Petrogrado, actual São Petersburgo, 30 de Dezembro de 1916
Grigoriy Yefimovich Rasputin místico russo, foi uma figura influente no final do período czarista da Rússia.
Por volta de 1905, a sua já conhecida reputação de místico introduziu-o no círculo restrito da Corte imperial russa, a czarina Alexandra Feodorovna dedicar-lhe-á uma atenção cega e uma confiança desmedida, denominando-o mesmo de “mensageiro de Deus”.
Todavia, o seu comportamento dissoluto, licencioso e devasso cria inimigos que acabam por o assassinar
Interpretação do militar de Abril Matos Gomes.
Miguel de Cervantes
Alcalá de Henares, 29 de Setembro de 1547 – Madrid, 22 de Abril de 1616
Miguel de Cervantes Saavedra foi romancista, dramaturgo e poeta castelhano. Permanece em Argel até 1580, ano em que é libertado depois de pagar o resgate.
Encarcerado em 1597 depois da quebra do banco onde depositava a arrecadação, imagina Dom Quixote de La Mancha que começa a publicar em 1605. Muitas vezes considerado o primeiro romance moderno, é um clássico da literatura ocidental e é regularmente considerado um dos melhores romances já escritos
Interpretação do jornalista Catalão Ramon Font.
Charlie Chaplin
Inglaterra, 16 de Abril de 1889 — Corsier-sur-Vevey, 25 de Dezembro de 1977
Charlie Chaplin, foi um actor, director, produtor, comediante, dançarino, roteirista e músico britânico. Actuou, dirigiu, escreveu, produziu e financiou os seus próprios filmes. A sua carreira na área do entretenimento durou mais de 75 anos, desde as suas primeiras actuações quando ainda era criança nos teatros do Reino Unido durante a Era Vitoriana quase até à sua morte aos 88 anos de idade.
O seu principal e mais famoso personagem foi um andarilho pobretão que possui todas as maneiras refinadas e a dignidade de um cavalheiro (gentleman), usando um fraque preto esgarçado, calças e sapatos desgastados e mais largos que o seu número, um chapéu-coco ou cartola, uma bengala de bambu e – a sua marca pessoal – um pequeno bigode.
Interpretação do economista Carlos P. Martins.
Encontros imaginários 2019
2 de Dezembro
21h30
[email protected] | [email protected]
213 965 360 | 913 341 683
Largo de Santos, 2
1200 – 808 Lisboa
Website do Teatro A Barraca
Os assinantes solidários do Jornal TORNADO têm Desconto de 20%, em dois bilhetes para o espectáculo.
Receba a nossa newsletter
Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.