O presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras assinou, em São Tomé e Príncipe, um acordo de cooperação entre o Município de Torres Vedras, a Associação de Beneficência para a Saúde Oral Torreense (ASOT) e o distrito são-tomense de Água Grande.
O acordo centra-se nos domínios sociais, económicos e ambientais, tendo sido assinado por Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, José Maria da Fonseca, presidente da Câmara Distrital de Água Grande, e Helena Rosa, presidente da ASOT.
O objectivo passa por aprofundar os “laços de amizade, de solidariedade e de cooperação transnacional”, que terá como base a “partilha de experiências que contribuam para o bem-estar e a qualidade de vida das populações”.
Além da implementação de programas para a prevenção e melhoramento da saúde oral junto de comunidades desfavorecidas, a cooperação entre os dois territórios contempla o acolhimento de estagiários e de delegações em missões de cooperação, o intercâmbio entre empresas e a cooperação entre associações e entidades que promovam actividades assistencialistas, culturais e turísticas.
Durante a visita ao país, que decorreu de 18 a 20 de Outubro, Carlos Bernardes foi recebido por Edgar Neves, Ministro da Saúde, e por Luís Gaspar da Silva, Embaixador de Portugal. Além da visita a infraestruturas do distrito de Água Grande, a comitiva visitou a unidade de medicina dentária do Hospital Ayres de Menezes. Sublinhe-se que, durante a ocasião, a ASOT assinou um acordo de cooperação com aquela unidade hospitalar.
Receba a nossa newsletter
Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.