Capital da Inglaterra e do Reino Unido (de que fazem parte a Inglaterra, Escócia, País de Gales e Norte da Irlanda), Londres tem cerca de nove milhões de habitantes e é das cidades mais fascinantes da Europa e do Mundo.
É um centro financeiro por excelência, dos mais importantes da Europa e do mundo, bem como a sede das maiores empresas não só do próprio RU como do mundo também. Londres exerce uma influência à escala planetária nos vários domínios, seja a nível político, finanças, como ao nível das artes, cultura e dos média em geral. É das cidades mais visitadas do mundo e lá vivem as mais diversas comunidades internacionais.
Os ingleses
Reservados, tímidos, fleumáticos, possuem um sentido de humor muito característico. Adoram tudo o que se relacione com a Família Real inglesa, acompanhando todas as suas venturas e desventuras. Ávidos leitores de jornais, leem-nos em toda a parte, seja em papel ou nos seus IPAD´s. Podem ser altos, mas a maioria é de estatura média, com pele e olhos claros na sua maioria.
O que visitar em Londres
Palácio de Buckingham
É a residencial oficial da Família Real Britânica. Pode ser visitado no Verão. O render da guarda real é às 11h30m e é um dos pontos altos da visita ao palácio.
Victoria Memorial
Fica me frente ao Palácio de Buckingham. É um memorial em honra e memória da Rainha Vitória.
Leicester Square
É uma das praças mais centrais de Londres. É quase como se fosse o quilómetro zero da cidade. Tudo passa por esta praça. Desde cinema, teatro, espetáculos de rua, lojas, de tudo aqui se encontra.
Trafalgar Square
A praça da cidade que comemora a grande batalha de Trafalgar nas Guerras napoleónicas é uma praça cheia de vida sempre com muitas pessoas e jovens sentados nas suas escadarias e na própria praça.
Torre de Londres
A Torre de Londres foi uma antiga prisão dos inimigos da Coroa; hoje é guardiã dos tesouros e jóias da Coroa Inglesa. Ao lado fica a Tower Bridge. A Tower Bridge servia de porta de entrada na cidade quando o transporte fluvial se fazia na Europa. A ponte possui um tabuleiro móvel que ainda hoje é utilizado para deixar passar os barcos de maior dimensão.
London Eye
O London Eye é uma roda gigante onde se pode andar e donde se pode desfrutar das vistas da cidade.
Ponte de Westminster
Esta ponte fica entre o Parlamento Inglês e a zona do London Eye.
Big Ben
O Big Ben, construído em 1858, é o sino que dá o nome à torre onde está o relógio do Parlamento Inglês. O sino pesa 14 toneladas e as suas badaladas são emitidas pela rádio BBC diariamente desde o dia 31 de dezembro de 1923.
Parlamento Inglês
Situado no antigo edifício do palácio de Westminster, o Parlamento Inglês foi reconstruído depois de um grande incêndio que destruiu o edifício original.
Abadia de Westminster
A Abadia de Westminster é uma catedral com arquitetura medieval e é a mais igreja mais importante de Londres. Foi na Abadia de Westminster que foram coroados os reis e rainhas ingleses(as) e aqui casaram os membros da família real britânica. É aqui também que estão sepultados famosos e notáveis ingleses, como Shakespeare.
Museu de Cera Madame Tussauds
É um museu que alberga as figuras mais proeminentes da sociedade britânica e mundial, como também os membros da Família Real Inglesa. Tudo em cera, como o próprio nome indica.
Museu de História Natural
Um espanto e um espetáculo de museu. Desde dinossauros, minerais, rochas, árvores petrificadas e (até) uma visita ao interior do corpo humano. É, sem dúvida alguma, um dos melhores museus do seu género em todo o mundo. Imperdível.
National Gallery
É uma das melhores, senão a melhor galeria de arte do mundo, com pinturas de Leonardo da Vinci, Velásquez, Renoir, e outros pintores famosos. Imperdível.
British Museum
O British museum tem uma das melhores coleções de artefactos do mundo, desde arte religiosa, artigos tradicionais e de artesanato. Muitas amostras da História mundial estão aqui. É um dos melhores museus do mundo. As coleções do Egipto e da Assíria estão aqui e são dignos de visita.
Compras
Notting Hill e Portobello Road
(artigos dos mais variados e vintage com preços acessíveis)
Armazéns Harrods
(caro)
Oxford Street
Regent Street
Piccadilly Circus
(no centro do cruzamento há uma estátua de Eros, o Deus grego do Amor; um lugar cheio de vivacidade; nas suas artérias, muitas lojas)
Carnaby
Rua excelente para fazer compras.
Covent Garden
Uma das melhores zonas de Londres hoje em dia. O mercado tem produtos gourmet, artesanato e artigos exclusivos. À volta do mercado há muitos restaurantes, cafés, bares e locais de convívio. Para quem gosta de sair à noite, é muito bom.
Bairro de Soho
O Bairro de Soho é um dos mais alternativos na cidade. É a Chinatown de Londres, com restaurantes chineses, vietnamitas, nepaleses, tibetanos e indianos. Há quase um restaurante para todos os gostos. Há restaurantes e bares temáticos que se juntam aos tradicionais pubs ingleses.
Tate Modern – Galeria de Arte Moderna
Trata-se de uma galeria de arte moderna. É uma galeria de arte moderna e contemporânea, com exposições muito arrojadas e alternativas.
O globo de Shakespeare
Este é um edifício que reproduz o teatro londrino onde Shakespeare representou várias das suas peças. O teatro só funciona no Verão com a exibição de peças. No resto do ano há apenas visitas guiadas.
Catedral de São Paulo
A Catedral de São Paulo é uma das principais catedrais do mundo.
Observatório de Greenwich
O Old Royal Observatory, em Greenwich, foi o local onde foram definidos os fusos horários mundiais, e é aqui que se considera o local 0 da longitude, a medida angular que juntamente com a latitude permite localizar um lugar num ponto preciso do mapa. Visitar o observatório é magnífico e pode tirar uma fotografia fantástica com os pés simultaneamente nos dois hemisférios, oriental e ocidental.
Downing Street, nº 10
É a morada oficial do Primeiro Ministro Britânico desde o século XVIII. Não se pode visitar e só pode ser vista a uma certa distância. Mas vale tirar uma foto e fazer o registo.
Parques
St. James Park
Hyde Park
Locais de paz e tranquilidade em plena cidade.
Londres é e será sempre Londres.
Parafraseando Samuel Johnson, em 1777,
When a man is tired of London, he is tired of life.”
Por opção do autor, este artigo respeita o AO90
Receba a nossa newsletter
Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.