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Sexta-feira, Dezembro 20, 2024

Senhora do Magnificat, Botticelli

Guilherme Antunes
Guilherme Antunes
Licenciado em História de Arte | UNL

“Senhora do Magnificat”, de Botticelli. Foi um pintor italiano, considerado um dos maiores pintores do Renascimento Artístico na Itália.

O tema mariano mostra uma delicadeza elegante das figuras femininas que nos faz garantir ser, precisamente, esta a afirmação de beleza (sendo, tão só, o nosso conceito particular dela).

O formato “tondo” como se denomina em História da Arte (redondo em italiano), faz parecer o menino bastante mais desenvolvido do que a realidade deveria mostrar, devido aos efeitos de um espelho convexo, muito usado à época.

Uma “madonna” escriturária é uma raridade, que pode ser explicada por ser habitual a sua aparição nessa época histórica (o “quattrocento”) e ter-se manifestado a vontade impositiva das mulheres eruditas.

Notemos, estarrecidos, as harmoniosas linhas curvas nas cores brilhantes e vivificadas, que garantem o gozo intenso da sua característica estética. A criatividade divina de impor a única figura que concebeu sem acto sexual, apresenta-a Botticelli como uma mulher desenvolta intelectualmente, pois, que ela escreve.


Informação adicional

Artista: Sandro Botticelli
Título: Madonna del Magnificat
Criação: 1481
Local: Galleria degli Uffizi, Florença
Material: Tempera
Dimensões: 118 cm x 119 cm
Períodos: Primeira Renascença


Nota da Edição

Sandro Botticelli 1445-1510

Alessandro di Mariano di Vanni Filpepi, conhecido como Sandro Botticelli, nasceu em Florença, na Itália. Foi um pintor italiano, considerado um dos maiores pintores do Renascimento Artístico na Itália.

Na adolescência trabalhou na casa de um ourives, possivelmente, na oficina de Filippo Lippi, a quem teria ajudado nas decorações da Catedral de Prata.

Protegido dos Médici, para os quais executou preciosas pinturas de cunho mitológico, Sandro Botticelli foi bem relacionado no círculo florentino, tendo chegado a trabalhar também para o Vaticano.

Botticelli, nas suas obras, seguiu temáticas religiosas e mitológicas, sendo as suas pinturas marcadas por um forte realismo, movimentos suaves e cores vivas.

Wikipédia


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