Segundo informações de um Diário do Povo chinês, e outras que circulam pelas redes sociais, há pelo menos 2 mil profissionais de saúde, muitos deles médicos, infectados com o novo vírus SARS-CoV-2.
A notícia sobre a epidemia do novo coronavírus, em cada semana que passa, começa a preocupar a comunidade médica e cientistas de muitos países.
Especulações sobre a origem do novo vírus
Um virologista da Escola de Saúde Pública da Universidade de Hong Kong, Leo Poon, e outros cientistas são da opinião que o vírus teve origem em animais e expandiu-se para os seres humanos, contudo, há especulações sobre as causas do que se está a passar.
Inclusivamente, sem comprovação, de forma especulativa, há quem desconfie que possa haver mão humana, relacionada com interesses comerciais e políticos de países poderosos.
A verdade é que, independentemente das causas, já existem cerca de 1900 mortes em todo o mundo e 72 mil infecções na China, quase 100% dos casos globais.
Morte do director do hospital de Wuchang de Wuhan e campanha porta a porta
A última notícia trágica conhecida após o falecimento do médico Wenliang – acusado de espalhar a notícia sobre o vírus -, é a morte do Director do Hospital de Wuchang da cidade de Wuhan, o neuro-cirurgião Liu Zhiming.
As autoridades chinesas, profundamente preocupadas, vão iniciar uma campanha porta a porta para identificar pessoas infectadas de um conjunto de mais de 10 milhões de habitantes.
Os suspeitos serão obrigados a ficar de quarentena para serem examinados. Será uma tarefa gigantesca e difícil atendendo ao número de habitantes de Wuhan.
Autoridades de Timor-Leste socializam a população
As autoridades timorenses têm realizado algumas campanhas na televisão, tentando socializar a população. A televisão pública tem passado um pequeno filme com pessoal de saúde chinês a fazer recomendações ligadas a cuidados primários de saúde e medidas de prevenção.
O Ministério das Relações Exteriores e Cooperação também tomou iniciativas para resolver os problemas da saída da China de estudantes timorenses bolseiros e outras medidas afins.
Receba a nossa newsletter
Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.