(na Biblioteca Camões em Lisboa)
No dia 13 de Fevereiro deste ano, realizou-se na Biblioteca Camões em Lisboa, o primeiro Encontro de Escritores Lusófonos, organizado pelo CEMD (Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora), com um painel de abertura e apresentação com a coordenação e moderação de Delmar Maia Gonçalves, Presidente do Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora (CEMD), escritor e mentor do Projecto apoiado pela Biblioteca Camões, além de João Micael (Presidente da Matriz Portuguesa), Renato Epifânio (Presidente do Movimento Internacional Lusófono – MIL), Roberto Moreno (Presidente da Fundação Geolíngua) e Lithales Soares (Responsável cultural da Biblioteca Camões). De seguida, foi convidado a juntar-se ao painel o antigo Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau e autor Francisco José Fadul.
Seguiram-se dois painéis de discussão e reflexão com as escritoras Manuela Gonzaga (Portugal), Deana Barroqueiro (Portugal), Filipa Vera Jardim (Portugal) e os escritores Ernesto Dabo (da Guiné-Bissau), Luís Ochoa (Portugal) e Francisco José Fadul (da Guiné-Bissau).
Do último painel fizeram parte as escritores Luísa Fresta (de Angola), Regina Correia (de Angola), Carlota de Barros (de Cabo Verde), Beatriz Aquino (do Brasil), Rui Maurício (de Portugal), Manuel Dias Duarte (de Portugal), Sibila Aguiar (de Moçambique), Maria Afonso Sancho (de Portugal), Rosário Pedroso (de Portugal) e Susana Bravo (de Portugal). Estiveram ainda presentes no encontro o cientista, professor, matemático, académico e escritor José Tiago Oliveira (de Portugal) e o fotógrafo João de Sousa (de Portugal).
No encontro debateram-se a circulação do livro no espaço da CPLP, a produção, edição e difusão do mesmo, as editoras (pequenas e grandes), as chancelas, as gráficas, os livros de autor, o intercâmbio entre escritores e ainda os prémios lusófonos e a participação dos autores em Festivais literários e feiras do livro. Surgiram várias propostas que provam a consistência e resiliência de todos os autores presentes. Todos os autores presentes partilharam preocupações que convergiam para a evidente e clara conclusão de uma deficiente promoção das obras produzidas (entre romances, contos, ensaios e poesia) no vasto espaço da CPLP. Para além do prolífico e prazeirento intercâmbio que se concretizou plenamente, foram lançadas sementes para futuros projectos.
Seguir-se-ão as Tertúlias mensais individuais de cada um dos autores presentes com os leitores que serão moderadas por Delmar Maia Gonçalves (de Moçambique), João Micael (de Portugal) e Filipa Vera Jardim (de Portugal). Além dos autores presentes, irão juntar-se às Tertúlias individuais as escritoras Olinda Beja (de São Tomé e Príncipe), Dina Salústio (de Cabo Verde), Vera Duarte Pina (de Cabo Verde), Conceição Rocha (de Portugal) e os escritores Carlos Reis (de Portugal), André de Cenyev (de Portugal), Edgar Faustino (de São Tomé e Príncipe) entre outros, que decorrerão na Biblioteca Camões e noutros locais de Lisboa a designar.
Receba a nossa newsletter
Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.