Quinzenal
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Janeiro 30, 2025

Workshop em vídeo-conferência envolve universidades de Angola e de Portugal

A Universidade de Lisboa, a Universidade Privada de Angola e a Universidade Católica de Angola participaram num Workshop científico em vídeo-conferência intitulado «Os Vírus e a Patologia ORL». O evento englobou 152 académicos de seis nacionalidades e troca de conhecimentos e de experiências em contexto de lusofonia.

A Clínica Universitária de Otorrinolaringologia (ORL) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e o Centro de Investigação ORL, com o apoio da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa organizaram no dia 29 de Maio de 2020 um importante e inédito Workshop de Otorrinolaringologia.

Sob a coordenação de Óscar Dias, Prof. Catedrático, e Mário Andrea, Prof. Catedrático Jubilado, ambos da Clínica Universitária de ORL da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, apresentaram-se e discutiram-se excelentes trabalhos de Projectos Pedagógicos de estudantes do 5º ano de medicina da Universidade de Lisboa.

Para além da participação dos estudantes e docentes universitários portugueses, e dos académicos de Angola, houve discussões e divulgação de estudos sobre as realidades vividas na Alemanha, França, Inglaterra e Itália, tendo-se reflectido em torno de 16 temas de significativa pertinência e importância científica.

Temas do Workshop

  • Epidemia do SARS
  • A gripe
  • Transmissão de pessoa para pessoa
  • A influência do clima na distribuição geográfica das infecções virais no Mundo
  • O vírus da mononucleose infecciosa e a ORL
  • Papiloma vírus humano em ORL
  • Os vírus como factor casual de tumores malignos ORL (EBV, HPV)
  • Tumor maligno da nasofaringe e a etiologia viral
  • As vacinas contra as doenças virais
  • Prevenção primária, secundária, terciária e quaternária – Conceitos
  • Sistema Imunitário Adquirido
  • “Viral counterdefenses”
  • Covid-19 em Itália
  • Covid-19 em França
  • Como se conseguiu isolar o agente Covid-19 e chegar a um teste de diagnóstico?
  • Estratégias para a produção de uma vacina rapidamente.

Experiências pedagógicas sobre saúde na esfera da Lusofonia

A Universidade Privada de Angola (UPRA), representada por Carlos Pinto de Sousa, Prof. Catedrático e reitor, bem como a Universidade Católica de Angola (UCAN), representada pela Prof. Maria Helena, vice-reitora, foram as prestigiadas Instituições de Ensino Superior angolanas convidadas para participar no evento.

Em 2018-2019, segundo apurou o Jornal Tornado, iniciou-se um projecto colaborativo visando a criação de um Livro de Bolso de ORL estrategicamente concebido para ser divulgado no seio de estudantes de medicina na Lusofonia, projecto esse que na sua fase inicial envolveu diversos parceiros, tais como o «Centro Ciência Viva de Sintra» e o «Pavilhão do Conhecimento».

Até ao momento da realização do Workshop, o projecto passou por diversas fases e o seu conceito implica aprender ORL de forma transversal com o envolvimento significativo de estudantes de medicina.

Nas palavras do Prof. Óscar Dias da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, o projecto “Os Vírus e a Patologia ORL”, em virtude das temáticas serem de muita abrangência, permite,

“vivenciarmos e reflectirmos, em conjunto, sobre o presente e o futuro da troca de conhecimentos e de experiências pedagógicas na área da Saúde na esfera comum da Lusofonia”.

Prof. Doutor Óscar Dias da Universidade de Lisboa em vídeo-conferência

Na concepção do Departamento de  Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), conforme defende o Catedrático Óscar Dias:

Ensinar Otorrinolaringologia através de um projecto pedagógico com forte interacção dos Estudantes tem sido a estratégia desenvolvida pela Clínica Universitária de ORL da FMUL”.

Prof. Doutor Pinto de Sousa, reitor da UPRA

A Universidade Privada de Angola (UPRA), cujo reitor é médico, doutorado em saúde pública pela Universidade de São Paulo (Brasil), é uma das IES angolanas mais conhecidas como tendo forte tradição na formação de diplomados em saúde.

A UPRA tem cerca de 1200 estudantes de medicina matriculados, e mais de 6 mil diplomados em diversas áreas do conhecimento, tendo sido esta uma das principais razões encontradas para integrar este evento científico internacional.

A Universidade Católica de Angola (UCAN), outra prestigiada IES de Angola foi igualmente envolvida neste projecto pela sua importante acção no domínio da investigação e de intervenção social.

O Prof. Doutor Carlos Pinto de Sousa, ladeado pelos vice-reitores Prof. Doutor José Ribeiro e Prof. Doutor Azancot de Menezes, em nome da UPRA, agradeceu o convite ao Prof. Doutor Óscar Dias, tendo referido que:

após esta participação da UPRA no Workshop organizado pela Clínica Universitária de ORL sobre “Os Vírus e a Patologia ORL”, abre-se um espaço no mundo lusófono que certamente fortalecerá a cooperação pedagógica, científica e de extensão universitária entre as duas Faculdades de Medicina”.

O Workshop «Os Vírus e a Patologia ORL» contou com a colaboração especial dos Professores universitários portugueses Clara Bicho, Luís Lito, Luís Soares de Almeida, Graça Oliveira, José Gonçalo Marques, Paulo Borges Dinis, António Niza e Marco Simão, bem como de Carlos Pinto de Sousa e Augusto Cassul, ambos de Angola, este último a leccionar na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.


por Luís dos Santos, Angola


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -