Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Novembro 21, 2024

O Sonho de Sta. Ursula, Vittore Carpaccio

Guilherme Antunes
Guilherme Antunes
Licenciado em História de Arte | UNL

“O Sonho de Sta. Ursula”, de Vittore Carpaccio. Vittore Carpaccio foi um pintor italiano da Escola de Veneza.

O anjo entra no quarto da jovem com uma palmeira na mão, que simboliza o seu martírio. Vai comunicar-lhe em sonho que a sua morte se aproxima.

O mais relevante nesta pintura é a extraordinária desenvoltura do desenho. Os magníficos pormenores dos elementos decorativos mostram o interior de um palácio do Renascimento, nos finais do século XV.

Os cravos e os lírios colocados nas janelas muito a propósito, simbolizam o amor terrestre e o amor celestial. Não podendo deixar de se notar a perspectiva devido à abertura das janelas para criar, assim, o ponto de fuga.

Informação adicional

Artista: Vittore Carpaccio
Título: The Dream of St Ursula
Dimensões: 274 cm x 267 cm
Técnica: Têmpera sobre tela 
Criação: 1495
Local: Gallerie dell’Accademia, Veneza
Género: Arte sacra

 


Nota de edição

Vittore Carpaccio
1465-1525/1526

Vittore Carpaccio foi um pintor italiano da Escola de Veneza, que estudou com Gentile Bellini. É muito conhecido pelas nove pinturas chamado A Lenda de Santa Úrsula, ou Histórias de Santa Úrsula.

O seu estilo é um tanto conservador, mostrando pouca influência do Humanismo da Renascença, que transformou a pintura do Renascimento durante a época em que viveu. Influenciou-se pelo estilo de Antonello da Messina e da arte dos Países Baixos. Por essa razão, e também porque muitos de seus melhores trabalhos permanecerem em Veneza, sua arte tem sido negligenciada em comparação a outros seus contemporâneos.

Carpaccio nasceu em Veneza. Pouco se sabe sobre sua vida, mas acredita-se que seus principais trabalhos foram executados entre 1490 e 1519.

Em 1490, começou a pintar a famosa Lenda de Santa Úrsula, para a Scuola di Santa Orsola dedicada à Santa, uma fraternidade social e beneficente de famílias ricas de Veneza. Durante sua vida, especializou-se em pinturas que narram cenas bíblicas. A sua obra é cheia de detalhes, num tom quase medieval.

Entre 1504 e 1508 realizou um conjunto de pinturas sobre a História da Virgem para decorar a antiga sala do Albergo da Escola de Santa Maria dos Albaneses, em Veneza, entre elas a Visitação, pinturas que actualmente se encontram dispersas por vários museus.

(Wikipédia)


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Artigo anterior
Próximo artigo
- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -