São Paulo, no Brasil, completou esta Segunda-feira, 462 anos. Na versão oficial dos livros de História, São Paulo foi fundada a 25 de Janeiro de 1554, com uma missa rezada por treze jesuítas num local cercado pelos rios Tamanduateí e Anhangabaú; um ano antes fora concedido o foral de vila à povoação então chamada Santo André da Borda do Campo pelo então governador-geral do Brasil, Tomé de Sousa.
A missão de catequizar os índios incluía mantê-los afastados dos portugueses e suas instituições, porque, no entender do padre Manuel da Nóbrega, eles tornar-se-iam em cristãos perfeitos, sem mácula das perversões dos europeus. A missão fracassou.
Hoje, a cidade paulistana é a metrópole brasileira mais povoada (quase doze milhões de habitantes), sendo a capital do estado com o mesmo nome (com vinte e três municípios limítrofes) e o principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América Latina. São Paulo é geminada com várias cidades espalhadas pelo mundo, sendo que em Portugal são Coimbra, o Funchal (arquipélago da Madeira), Lisboa, Góis, Póvoa de Varzim e Leiria.