O Partido Democrático (PD), liderado por Assanami Sabino Lopes, formalizou o apoio a Ramos Horta na 2ª Ronda da Eleição Presidencial, a realizar-se no próximo dia 19 de Abril, em Timor-Leste.
O Conselho Executivo Nacional do PD, no dia 31 de Março, numa “Declaração” assinada pelo seu Presidente, Mariano Assanami Sabino Lopes, e pelo seu Secretário-Geral, António Conceição / Kalohan, decidiu apoiar José Ramos Horta na 2ª Ronda da Eleição Presidencial.
Reposição da ordem constitucional
O Presidente do PD, Assanami Sabino, foi candidato presidencial na 1ª Ronda da Eleição e obteve 47.334 de votos, cerca de 7,3%, vindo agora juntar-se ao CNRT, ao Partido Socialista de Timor (PST) e ao PATIFOR, entre outros vários partidos e organizações, no apoio a José Ramos Horta.
Na Declaração do PD, nos últimos parágrafos pode ler-se:
“Considerando que o candidato do Conselho Nacional da Reconstrução de Timor-Leste – CNRT, Dr. José Ramos Horta, possui a capacidade para promover o diálogo, garantir a unidade nacional e a vontade de repor a ordem constitucional respeitando a Constituição:
O Partido Democrático decide e declara:
Apoiar o candidato do Partido do Conselho Nacional da Reconstrução de Timor-Leste – CNRT, Dr. José Ramos Horta, na segunda volta das eleições presidenciais de 2022, marcada para o dia 19 de Abril de 2022.”
Campanha eleitoral começa no dia 2 de Abril
A campanha eleitoral para a 2ª Ronda Eleitoral começa no dia 2 e termina no dia 13 de Abril, uns dias mais cedo do previsto, por causa da Páscoa, e devido ao cansaço dos candidatos.
José Ramos Horta, com 303.477 votos na 1ª Ronda (46,6%), número 1 do boletim de voto, já está a caminho da Região Administrativa Especial de Oécussi Ambeno (RAEOA), acompanhado do Líder da Resistência Kay Rala Xanana Gusmão e do Presidente do PD, Assanami Sabino, para um Comício Público agendado para Sábado, às 8h30.
Francisco Guterres “Lú Olo”, o candidato número 2 do boletim de voto que parte em larga desvantagem com o apoio da FRETILIN, teve na 1ª Ronda apenas 144,282 votos (22,1%), e iniciará a campanha eleitoral em Ermera, com um Comício a ter início às 14h30.
O encerramento da campanha para Ramos Horta será em Díli (Ataúro), com um comício público, e Francisco Guterres “Lú Olo”, em Liquiçá. Nesse mesmo dia, 13 de Abril, em horário da noite, está prevista a realização do debate na televisão pública de Timor-Leste.