A ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher proferiu o discurso de abertura do II Seminário da CPLP sobre PLS para professores do ensino primário que começou hoje em Luanda.
O Governo de Angola, através do Ministério da Educação, está a organizar o II Seminário da CPLP sobre PLS para professores do ensino primário que decorre entre os dias 12 e 14 de Dezembro de 2022, em Luanda, com a participação de académicos e políticos dos países da lusofonia.
De acordo com o Programa, a Sessão de Abertura inclui a participação de cidadãos dos países da CPLP, tais como, Ana Paula da Silva do Sacramento Neto, ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Armindo de Brito Fernandes (Embaixador da CPLP) e Incanha Intumbo (Director-Executivo do Instituto Internacional de Língua Portuguesa – IILP), e culmina com um Momento cultural e uma foto de família.
O primeiro painel, intitulado “Postulados das Organizações Internacionaisazan, Continentais e Comunitárias sobre o papel da cultura de paz no processo de ensino-aprendizagem” é moderado pelo Embaixador Carlos Sardinha” e o segundo painel, com o título “Um olhar sobre os programas e sobre os manuais escolares para a identificação de valores intrínsecos aos direitos humanos, bem como outros valores morais e cívicos inerentes à sociedade na qual o aluno está inserido, constantes no vocabulário dos materiais referidos”, é moderado por M. Azancot de Menezes, Pró-Reitor da Universidade de Díli (Timor-Leste).
No dia 13 de Dezembro, o III painel intitulado “Métodos e metodologias para o ensino do PLS no Ensino Primário”, será moderado por José Martins, e o IV Painel, “Técnicas, instrumentos e critérios de avaliação no processo de ensino-aprendizagem do PLS no Ensino Primário”, por Bravo Dias
No dia 14 de Dezembro terá lugar o V Painel “Escritores e leitores: uma conversa com os petizes”, moderado por David Capelenguela, e o Painel VI “Tipos e métodos de leitura do PLS no Ensino Primário”, moderado por Ima Panzo.
O II Seminário encerra com a presença da ministra da Educação de Angola, Luísa Maria Alves Grilo.
por Luís dos Santos, Angola