Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Julho 27, 2024

Portugal é o 3º país mais queixoso sobre segurança na Internet

comprar-com-seguranca-na-internet-636x310
O ‘Dia da Internet Mais Segura‘ serviu como mote para um levantamento exaustivo sobre a segurança na Internet levado a cabo pelo gabinete oficial de estatísticas da UE e que conheceu na Segunda-Feira, 8 de Fevereiro, a divulgação. Os dados não são famosos: mais de 1/3 dos portugueses (36%) já conheceram problemas e 1/4 (26%) decidiu mesmo parar com operações bancárias online, revelou a Eurostat, colocando o nosso país em terceiro lugar dos mais queixosos sobre a matéria, só superado pela Croácia (42%) e Hungria (39%). A média de queixosos ao nível da União Europeia fixou-se nos 25%.

Os problemas mais frequentemente apontados são os vírus, a utilização abusiva de dados pessoais, perdas financeiras ou acesso de crianças a endereços digitais inapropriados. O inquérito refere também que somos o terceiro país da UE onde 30% dos internautas desistiram ou não fazem compras online, valor que fica apenas atrás de Roménia (35%) e Suécia (34%).

Durante o ano transacto, apenas 16% dos portugueses acederam à Internet através de um dispositivo móvel recorrendo a uma conexão sem fios que não a da sua residência.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -