A Delegação da CPLP chefiada pelo Secretário Executivo, Zacarias da Costa, está de regresso a Lisboa. A agenda foi política, cultural e económica, com uma Delegação que integrou representantes de Angola, Portugal e Timor-Leste.
Segundo informações obtidas junto de fonte credível realizaram-se encontros com o Presidente da República (José Ramos-Horta), com a Presidente do Parlamento Nacional (Filomena Lay), com o Primeiro Ministro (Kay Rala Xanana Gusmão), com o Embaixador do Brasil (Maurício Medeiros de Assis), com o Reitor da Universidade de Díli (José da Costa Belo Pereira) e com outras entidades públicas e privadas.
O que se me afigura importante realçar é que, para além dos encontros obviamente relevantes, com os órgãos de soberania que tomam decisões ao nível das Relações Internacionais, o programa da visita e a composição da Delegação mostrou que para esta visita de trabalho foi desenhada uma agenda política, cultural e económica, com objectivos e indicadores estratégicos bem definidos, num contexto em que Timor-Leste desenvolve estratégias e operações tácticas para a adesão do país à Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).
Composição da Delegação da CPLP
- Zacarias da Costa (Secretário Executivo da CPLP);
- Filomena Duarte (Chefe de Gabinete);
- Isílio Coelho (Assessor Político e Diplomático);
- Ivan Njinga (Director de Assuntos Económicos e Empresarias);
- João Ima Panzo (Director de Assuntos Culturais e Língua Portuguesa);
- António Ilharco (Assessor de Comunicação e Imagem).
A expectativa de Zacarias da Costa, segundo deu a entender em diversos momentos, foi mostrar aos políticos e à sociedade civil que a CPLP é uma vantagem para Timor-Leste, para todos os países que a integram, e precisa de mais apoio e reconhecimento para assumir outro protagonismo internacional.
A visita a Timor-Leste da Delegação do Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), entre 12 e 16 de Março de 2024, portanto, foi considerada muito importante e caracterizada por se ter conseguido mais alguns avanços na consolidação e desenvolvimento da CPLP, num contexto em que se prepara a adesão do país à Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).
As reuniões realizadas envolveram igualmente a Comissão Nacional de TL para o Instituto Internacional da Língua Portuguesa, os pontos focais do Ministério do Ensino Superior, Ciência e Cultura, a RTTL, onde se celebrou um memorando, uma escola CAFE e encontros entre o Secretário Executivo e o Grupo de Reflexão sobre Educação, composto por seis pessoas, sob coordenação de Domingos de Sousa.