Têm um fato de mergulho e gostam de mergulhar? Então este artigo vai certamente deixá-los com uma enorme vontade de saltar para o mar.
A 14 metros de profundidade, no Oceano Atlântico, mais concretamente junto da ilha espanhola de Lanzarote – aquela que ficou famosa por ser morada do escritor José Saramago – nasceu um museu muito singular.
Chama-se Museu Atlântico, é o primeiro museu submerso da Europa e foi criado pelo britânico Jason deCaires Taylor.
Filho de um inglês e de uma guianense, Taylor é um escultor que se tornou famoso pelas suas instalações subaquáticas tais como o museu mais extenso do mundo denominado de MUSA (Museu Subaquático de Arte) com mais de 500 obras e situado nas águas do México e a enorme escultura com 60 toneladas com o nome Ocean Atlas colocada nas Bahamas e que se tornou na maior escultura subaquática no mundo devido aos seus cinco metros de altura. Cresceu a mergulhar e a explorar as profundezas do mar nos recifes de corais da Malásia.
Instrutor de mergulho e fotografo, Jason iniciou o seu projecto de esculturas subaquáticas em 2006. É fundamental que todas as esculturas consigam ser ‘assimiladas’ pela natureza tornando-se, assim, recifes de coral verdadeiramente únicos. Todas as esculturas são feitas de um material não poluente e tem uma durabilidade prevista de 300 anos.
O Museu Atlântico é uma homenagem aos migrantes mortos durante a travessia do mar mediterrâneo. As esculturas são visíveis da superfície mas para as observar com mais atenção será necessário mergulhar.
A abertura oficial está prevista para dia 25 de Fevereiro de 2016.