A Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade de Díli (UNDIL) assinaram um Convénio de Cooperação Académica com o objectivo de desenvolver um programa de intercâmbio e cooperação em todas as áreas académicas oferecidas por ambas as universidades.
O Convénio entre a UFF e a UNDIL foi estabelecido ontem, dia 27, nas instalações da Universidade Federal Fluminense, sediada em Neterói, Estado do Rio de Janeiro. Os subscritores do acordo foram o Reitor da UFF, António Claudio Lucas da Nobrega, e Francisco Martins da Silva, Vice-Reitor da UNDIL, em representação do Reitor da UNDIL, José da Costa Belo Pereira.
Em declarações prestadas ao Jornal Tornado, Francisco Martins mostrou a sua satisfação e destacou a importância do acordo por se tratar de “uma universidade da CPLP e devido à qualidade de excelência da UFF”.
O Vice-Reitor da UNDIL disse que este convénio irá possibilitar a implementação de intercâmbio com a universidade de Timor-Leste, especialmente com o Centro de Investigação e Formação Avançada da UNDIL, em três vertentes:
- Estudantes de graduação e pós-graduação;
- Professores, pesquisadores e pessoal técnico-administrativo de nível superior;
- Colaborações em pesquisas.
A Universidade Federal Fluminense (UFF) é um estabelecimento de ensino superior público que nasceu em 1960 com o nome de Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Com cerca de 60 mil estudantes, oferece programas de licenciatura, mestrado e doutoramento, sendo considerada um dos principais centros de excelência na República Federativa do Brasil, ocupando a posição 15 no ranking das melhores universidades da América Latina.
A Universidade de Díli, uma das mais prestigiadas de Timor-Leste, membro de várias organizações e redes internacionais de ensino superior e investigação, nos últimos anos tem intensificado a cooperação com várias universidades da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).