Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Dezembro 11, 2024

Entrevista ao novo Presidente da Direcção da FORGES

Na 14ª Conferência da FORGES, realizada em Macau, procedeu-se à Eleição dos Novos Órgãos Sociais. Marcelo Bizerril, professor titular da Universidade de Brasília (UnB), foi eleito para presidente da Direcção (2024-2027).

O Jornal Tornado entrevistou Marcelo Bizerril para perceber qual é a importância da conferência se ter realizado em Macau e para conhecer a nova estratégia do Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES).

Eis a Entrevista Exclusiva ao Jornal Tornado:

Qual foi a importância da 14ª Conferência? Porquê Macau e quais as perspectivas futuras?

Em 2024 completou-se o 25º aniversário do estabelecimento da Região Administrativa Especial de Macau da República Popular da China, razão que fundamentou a decisão pela realização da 14ª Conferência FORGES na Universidade Politécnica de Macau.

O tema “Inovação e desenvolvimento” foi de encontro aos desafios contemporâneos de nossos países, e o facto de estarmos em Macau, possibilitou os debates acerca do papel de Macau como plataforma entre China e os países de língua de portuguesa, e das perspectivas de atuação das instituições de ensino superior em meio a esse contexto.

A Conferência definiu ainda a nova equipa de gestão para o triénio 2025-2027 e a localização das futuras conferências, em Angola (2026) e Guiné-Bissau (2027). Em 2025 já estava definida a realização da 15ª Conferência FORGES em Timor Leste.

Quais são as actividades estratégicas para 2024 em diante?

Temos o desafio de ampliar o número de associados, levando a FORGES a mais instituições, e sobretudo, fazer com que a associação siga sendo útil ao desenvolvimento do ensino superior nos países de língua portuguesa em todas as suas vertentes, a partir da partilha de conhecimento e da realização de projetos em cooperação.

Um dos principais objetivos de 2025 é mesmo a realização da primeira Conferência FORGES em Timor Leste, que ocorrerá em ano muito importante que marca os 50 anos da Proclamação da Independência de Timor Leste e das antigas colónias portuguesas em África.

Como vê a actuação da Rede de Sustentabilidade da FORGES ao completar seu primeiro ano desde a sua criação?

A Rede de Sustentabilidade das Instituições de Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa foi um passo relevante para a FORGES, que teve o papel de criar as condições para o seu surgimento, e hoje atua na sua coordenação.

Membros da Rede de Sustentabilidade – Compromisso das IES da CPLP

A Rede tem uma forma própria de actuar, por meio de Grupos de Trabalho, que possibilita maior integração entre as instituições participantes e, consequentemente, o exercício concreto da cooperação e do trabalho coletivo.

Além disso, a Rede debruça-se sobre o principal desafio da actualidade, a busca por um planeta mais igualitário, justo e equilibrado nas esferas ecológica e social. Nesse sentido, o ensino superior tem grande responsabilidade por formar as futuras gerações e lideranças, e pelo seu papel na promoção do conhecimento, da ciência e da inovação.

O nosso sítio (https://aforges.org) traz mais informações sobre o que a FORGES tem feito e as formas de participar. São todos bem-vindos!

Quem é Marcelo Bizerril

Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril é professor titular da Universidade de Brasília (UnB), com doutoramento em Ecologia e pós-doutoramento em Políticas do Ensino Superior pela Universidade de Aveiro e Centro de Investigação de Políticas de Ensino Superior (CIPES) – Portugal. É pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da UnB. Suas principais áreas de pesquisa são as Políticas do Ensino Superior, a Sustentabilidade Socioambiental e a Educação Científica. Coordenou a instalação do campus da UnB na cidade de Planaltina, tendo sido seu diretor nos mandatos 2007-2012 e 2016-2020. É associado à FORGES desde 2013, tendo sido vogal da direção, coordenador da Academia Sustentabilidade no Ensino Superior, e vice-presidente. Atualmente coordena a Rede de Sustentabilidade das Instituições de Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa, e é o presidente da FORGES eleito para o triênio 2025-2027.


por Luís dos Santos, Angola

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -