Ivo Ferreira:
“Está qualquer coisa a acontecer com o cinema português”
Cartas da Guerra, o filme de Ivo Ferreira, presente na secção competitiva do 66º Festival de Berlim foi bastante bem-recebido na sessão de imprensa esta manhã e é, para já, o mais forte candidato ao Urso de Ouro.
Por volta das 15 horas de Lisboa será a vez do Primeiro Ministro António Costa e o Ministro da Cultura, João Soares, assistirem à sessão oficial deste filme baseado nas cartas escritas pelo alferes médico António Lobo Antunes durante a sua comissão no “Ultramar”, entre 1971 e 72, à sua mulher grávida.
E o mínimo que poderemos dizer nesta altura é que se trata de um filme tremendo e, seguramente, a mais bela carta de amor e postal a preto e branco neste Dia de São Valentim.
Espero representar o país da melhor forma possível, afirmaria Ivo Ferreira durante a conferência de imprensa, pela responsabilidade de ser a parte mais visível da robusta presença portuguesa, com oito filmes, sendo que três deles em competição. Rodeado pelos actores Miguel Nunes e Margarida Vila-Nova, bem como o produtor Luís Urbano, da produtora O Som e a Fúria, o realizador nascido em 1975 logo acrescentou que começa a ser consistente a forma como a classe é representada nos festivais, deixando no ar um apelo significativo sobre a pujança da nova cinematografia lusa: está qualquer coisa a acontecer com o cinema português. Espero que seja para ficar.
[…] Source: Cartas da Guerra bem-recebido em Berlim – Jornal Tornado […]