É no Porto que encontramos aquela que é considerada a 3ª mais bela Livraria do mundo (opinião da Lonely Planet, a maior editora de guias de viagem).
A sua fachada Arte Nova tem 2 figuras da autoria de José Bielman representando a Ciência e a Arte. O deslumbrante espaço interior foi desenhado por Xavier Esteves. Inscrito no vitral do tecto, o seu lema “vecus in labore” (A dignidade está no trabalho).
Falamos da Livraria Lello & Irmão cuja história remonta a 1906, quando foi inaugurada no dia 13 de Janeiro; um importante acontecimento que reuniu as sociedades portuguesa e brasileira e teve a participação de importantes figuras de diferentes esferas, nomeadamente, o escritor Guerra Junqueiro.
Por ser considerada um dos ex-libris da cidade, e também por ter servido (segundo consta) de inspiração a J.K. Rowling’s para o seu Harry Potter, chegou a registar 1500 visitas diárias.
A Lello, como é conhecida, desperta a curiosidade de visitantes ocasionais (a maior parte destes nem adquire um livro…) e o fascínio de visitantes regulares, alguns deles manifestando emoção sempre que voltam.
Sinal dos tempos e para fazer face ao desgaste provocado por tal afluxo de visitas, a Lello cobra, desde Julho de 2015, uma taxa de entrada. O valor de 3 € por pessoa é descontado caso o “cliente” compre um livro. No final do 1º trimestre, as vendas da Lello tinham triplicado…