“Os seus direitos não podem continuar à espera, queixe-se!” Este é o apelo que consta numa nova plataforma lançada pela Associação de Defesa do Consumidor (DECO) onde pode ser feita qualquer reclamação relacionada com a utilização de transportes públicos.
Através do portal lançado este mês de Fevereiro, o utente pode apoiar a Carta do Direitos dos Passageiro e formalizar a sua queixa. Depois de inserir os dados, a inscrição permite apresentar uma reclamação ou sugestão sobre o funcionamento dos transportes que utiliza, sejam eles terrestre, metropolitano, aéreo, ferroviário, marítimo ou fluvial. Basta escolher o concelho, categoria de transporte, fornecedor de serviço, tipo de queixa e tipo de horas perdidas.
No tipo de queixas os utentes podem reclamar em diversas áreas: atrasos, alteração de horário e de percursos, cancelamento ou higiene e conforto, entre outras. Depois de formalizada, a DECO analisa cada queixa antes de a reenviar para a entidade alvo de reclamação.
Para aquele organismo de defesa dos consumidores, o conhecimento dos nossos direitos “é fundamental para reforçar a capacidade de agir, intervir e reclamar uma melhoria na qualidade” da prestação dos serviços e “ uma melhor qualidade de vida.”
Com esta iniciativa gratuita, de âmbito nacional, continente e ilhas, a DECO reivindica a harmonização da legislação existente para o sector, e por outro lado, pretende vincular os operadores de transportes públicos colectivos aos direitos consagrados.
“Se está descontente com a prestação do seu modo de transporte, se tem dúvidas sobre os seus direitos em caso de atraso, supressão ou cancelamento, se necessita de assistência adequada à sua mobilidade reduzida, junte-se a esta acção para que o seu testemunho dê força à nossa vontade de melhorar o quotidiano dos utentes deste serviço”, apela, por fim, a DECO.