Diário
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Novembro 3, 2024

“Happy Birthday” Mrs Elkie Brooks

ELKIE-2
Cantora britânica faz hoje 71 anos e continua em plena actividade

Elkie Brooks, uma das melhores vozes inglesas da década de 70, é uma cantora que tem andado esquecida.

Longe dos charts, Elkie Brooks, que hoje festeja 71 anos, continua em plena actividade mas longe dos grandes palcos. Muito popular em Portugal, após a visita dos Vinegar Joe, de que era vocalista, mas sobretudo quando, em 1977, lançou o seu maior sucesso discográfico, “Pearl’s A Singer” (ver vídeo), que chegou ao 8º lugar do top britânico e dominou outros na Europa. Uma canção com a qual ainda hoje nos cruzamos na rádio.

ELKIE-BROOKS-PEARLS-A-SINGER-LPDona de uma voz rara, rouca quanto baste para os blues, e doce quando necessário para a pop, Elkie Brooks – que nasceu Elaine Bookbinder a 25 Fevereiro de 1945 em Broughton, Salford, no condado de Lancashire – foi sempre uma talentosa cantora, com uma carreira multi-facetada de estilos, todos interpretados de forma vigorosa e inspirada.

Desde o blues/rock dos Vinegar Joe – a banda que fundou com Gage e Robert Palmer no início da década de 70 e que lançou três álbuns até à sua dissolução em 1974 – até à sua carreira a solo, marcada por uma sonoridade mais pop, mas com abordagens permanentes ao jazz e Rhythm & Blues, por vezes acompanhada por grandes orquestras, Elkie Brooks foi sempre uma intérprete de rara qualidade.

A solo, Elkie Brooks iria conhecer o êxito com o álbum “Two Days Elkie-3Away”, lançado em 1977, do qual foi extraído um single com a canção “Pearl’s A Singer”, o seu maior hit de sempre. Mas os dois álbuns seguintes, “Shooting Star” (1978) e “Live And Learn” (1979), conheceram também algum reconhecimento pelo público internacional, sobretudo pelas canções: “Lilac Wine” e “Don’t Cry Out Loud”, que deram mais dois singles de sucesso.

Há muito que Elkie Brooks anda arredada das brilhantes luzes da ribalta, mas a artista tem-se mantido em permanente actividade. Em 2010 editou o seu 20º álbum de estúdio, “Powerless”, uma surpreendente obra, sobretudo pelas suas versões de “Purple Rain” de Prince e de “Make You Feel My Love” de Bob Dylan.

Elkie Brooks, que vive com o seu marido Trevor Jordan com quem se casou em 1978, continua a dar recitais sobretudo no Reino Unido e Irlanda. Os promotores de espectáculos de Portugal, onde a cantora foi popular, podiam bem lembrar-se de a convidar de novo…

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -