“Printemps Culturel Portugais” em espaços emblemáticos da capital francesa
Resultante da colaboração entre a delegação de Paris da Fundação Calouste Gulbenkian e vários museus parisienses, como o Grand Palais, o Musée Jeu de Paume e a Cité l’Architecture du Patrimoine, está a decorrer na capital francesa a mostra cultural “Printemps Culturel Portugais”.
Esta “Primavera Cultural Portuguesa”, que abriu em Janeiro com uma exposição, na “Gulbenkian” de Paris, do artista Julião Sarmento (até 17 de Abril), leva até à capital gaulesa trabalhos de relevantes nomes das belas-artes portuguesas, com exposições em emblemáticas salas parisienses.
No belo museu Jeu de Paume está aberta ao público – desde o passado dia 2, até 22 de Maio – uma mostra, “Corpus”, dedicada à obra de Helena Almeida, com pinturas, fotografias, desenhos e vídeo da autora, considera pela organização como “uma das maiores artistas contemporâneas portuguesas”.
Uma exposição à volta da temática do “corpo”. A própria autora considera que “a minha pintura é o meu corpo, o meu corpo é a minha pintura”.
Um dos pontos altos desta mostra de arte lusa em terras francesas decorre de 20 de Abril a 18 de Julho no belíssimo Grand Palais onde os 50 anos da Fundação Calouste Gulbenkian serão comemorados com uma retrospectiva da obra de Amadeo de Souza-Cardozo (1887-1918).
Para a organização do certame, este é o “segredo mais bem guardado da cultura portuguesa”, referindo-se a Amadeo de Sousa-Cardozo, que viveu e trabalhou entre Paris e Manhufe, uma localidade do Norte de Portugal.
A arquitectura portuguesa está também presente no evento, de 13 de Abril a 29 de Agosto, com a conceituada Cité de l’Architecture du Patrimoine a receber a exposição “Les universalistes. 50 ans d’architecture portugaise”, que apresentará um conjunto de maquetas e projectos produzidas especialmente para esta mostra, com suportes de vídeo e multimédia.
Num certame em que as artes plásticas dominam a programação vai também haver espaço para o teatro, com a companhia Teatro Praga que apresentará no palco do Théatre de Ville a peça “Project Pessoa”, de 31 de Maio a 4 de Junho. Esta presença do Teatro Praga em Paris insere-se no projecto (Chantiers/Estaleiros da Europa), o que acontece pelo quarto ano consecutivo.