Quinzenal
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 17, 2025

Se fosse vivo Johnny Cash faria hoje anos

Nome maior da música americana, cantor morreu em 2003.

cash

No Olimpo da música popular norte-americana há um “deus” maior: Johnny Cash. Cantor, guitarrista e compositor de country-music, country-blues, gospel, folk e rock’n’roll é justamente considerado um dos mais influentes músicos do século XX. Nascido a 26 de Fevereiro de 1932, em Kingsland, no Estado do Arkansas, Johnny Cash faria hoje 86 anos, mas faleceu em Nashville, aos 71 anos, a 12 de Setembro de 2003, vítima de problemas respiratórios.

Johnny Cash, que juntou à excelência da sua carreira musical um grande sucesso comercial – é um dos artistas com maior número de vendas de sempre, com mais de 90 milhões de discos -, começou cedo a conquistar públicos. Com a sua voz de barítono e a sua atitude calma em palco – chamavam-lhe “The Man in Black”, por se vestir de negro – Johnny Cash rapidamente se tornou num caso singular da música tradicional norte-americana.

Acompanhado da sua banda, The Tennessee Three, a que se juntou muitas vezes na voz a sua mulher June Carter; com ar rebelde abria sempre os seus shows com um: “Hello, I’m Johnny Cash”. Uma imagem de marca do artista, que se tornaria também famoso por fazer questão de actuar para os presos de penitenciárias americanas. Johnny Cash, que nunca escondeu a sua compaixão e solidariedade para com os prisioneiros, começou a actuar em prisões desde finais da década de 50. Dois dos seus mais famosos álbuns ao vivo – “Johnny Cash at Folsom Prison” (1968) e “Johnny Cash at San Quentin” (1969) – foram mesmo gravados em dois extraordinários concertos dentro dos muros da prisões de Folsom e San Quentin. Aliás, uma das suas mais famosas e emblemáticas canções é “Folsom Prison Blues”.

cash

Johnny Cash editou dezenas de LPs e singles, entre álbuns de estúdio com originais, de concertos ao vivo, de compilações. É mesmo um dos artistas que mais discos editou na História da Música Popular. Uma imensidão de temas de um autor imenso. Mas há punhado de canções, compostas e interpretadas por Johnny Cash, que ficaram para sempre como das melhores jamais escritas. Temas como “Folsom Prison Blues”, “I Walk the Line”, “Get Rhythm”, “Man in Black” e “Ring of Fire” (ver vídeo) são verdadeiros clássicos, que têm sido interpretados por outros artistas de renome até aos dias de hoje.

Outras duas famosos canções, “One Piece at a Time” e “A Boy Named Sue”, são dois temas humorísticos. “Jackson”, um dos primeiros duetos que fez com a cantora June Carter, com quem casaria mais tarde, tornou-se num estrondoso êxito. Depois com June, Johnny iria interpretar muitos outros duetos.

Mas Johnny Cash foi também actor em vários filmes e apresentou um notável programa de televisão, em que convidada a nata da música folk e rock internacional de então. Fez duetos com outros grandes músicos, nomeadamente com Bob Dylan, donde resultou um excelente LP. Em 1975 lançou mesmo a sua autobiografia, com o título da sua alcunha: “The Man in Black”.

Em vida, Johnny Cash recebeu as honrarias devidas a tão notável músico, tendo entrado para o “The Country Music Hall of Fame”, “The Rock and Roll Hall of Fame” e mesmo o “The Gospel Music Hall of Fame”, o que mostra o raro e relevante contributo que este intérprete/autor deu a tão variados estilos da música popular.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -