Foi conhecido, esta quinta-feira, o candidato do Partido Comunista Português (PCP) à Presidência da República. Edgar Silva, membro do Comité Central do PCP e deputado na Assembleia Legislativa Regional da Madeira, é o escolhido do partido para as próximas eleições presidenciais de 2016.
O anúncio foi feito pelo próprio secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, que adiantou, também, que a apresentação formal da candidatura de Edgar Silva acontecerá a 15 de Outubro, em Lisboa.
Para os comunistas, depois do resultado das eleições legislativas, as presidenciais “assumem uma grande importância” pelo que Jerónimo de Sousa aposta numa candidatura “coerente, combativa e dirigida a todos os democratas e patriotas”, bem como ao próprio povo português.
Edgar Silva tem 53 anos e é, desde 1996, deputado pela CDU no parlamento regional da Madeira. Antes de enveredar pela vida política, Edgar Silva foi, até 1997, padre católico, sendo licenciado em Teologia e mestre em Teologia Sistemática.
Nasceu e cresceu no Funchal, na Madeira, onde estudou até ao 11º ano, altura em que se mudou para Lisboa, tendo frequentado o Seminário dos Olivais e a Universidade Católica Portuguesa. Regressado à terra natal, Edgar Silva estreou-se na política em 1996, como deputado regional na Madeira, tendo obtido o melhor resultado na região controlada pelo PSD de Alberto João Jardim.