Esta Quinta-Feira, a partir das 21h15, o Fantasporto 2016 apresentou uma sessão especial chamada “Fantasporto For Peace” que foca os temas da intolerância religiosa e do racismo, com dois filmes baseados em acontecimentos reais, no Pequeno Auditório do Rivoli Teatro Municipal do Porto.
O primeiro filme é “Exodus To Shangai”, realizado em 2015 por Anthony Hickcox e que conta a história do cônsul chinês em Viena que, contra as instruções do seu governo, passou vistos a centenas de judeus para que estes fugissem para Xangai, na China, quando a Alemanha anunciou em 1938 a anexação da Áustria.
O segundo, uma curta-metragem de 17 minutos, intitula-se “Ensemble”, de 2009, do realizador francês Mohamed Fekrane e conta a história do Imã da Mesquita de Paris, que salvou a vida de mais de mil jovens judeus, escapando assim aos nazis na capital francesa ocupada. Para assegurar que estavam a salvo, ensinou-lhes árabe, orações islâmicas e deu-lhes novas identidades.
Para a organização do Fantasporto, estes filmes são uma forma do público perceber que todas as raças e religiões podem viver juntas em paz, num desafio ao preconceito racial. Estas duas películas estão incluídas na secção não-competitiva “Première&Panorama” do Fantasporto.