Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Julho 27, 2024

“Happy Birthday” John Cale

cale-1
Músico fundador dos The Velvet Underground faz 74 anos, sempre em actividade

O galês John Cale, nascido a 9 de Março de 1942 em Garnant, no Carmarthenshire, é um dos nomes maiores da música do último meio-século, embora longe do reconhecimento público que a sua obra merece. Multi-instrumentista, compositor, produtor, John Cale faz hoje 74 anos. Parabéns!

Velvet-Underground-002Com uma formação de músico clássico no Goldsmiths College da Universidade de Londres, John Cale chegou a Nova Iorque em meados da década de 60 para fundar com Lou Reed, Angus MacLise (Maureen Tucker) e Sterling Morrison os The Velvet Underground – uma mítica banda de rock que iria tornar-se num verdadeiro culto nas últimas décadas, em contraste com o pouco sucesso que teve durante a sua curta existência (1964-1968).

Mas a obra a solo de John Cale é de grande qualidade e diversidade. John Cale editou mais de 30 álbuns ao longo da carreira, mantendo-se ainda hoje em plena actividade, gravando e dando concertos. O último LP de John Cale – “M:FANS” – data mesmo do passado mês de Janeiro. Um disco que percorre com novas versões os temas de um dos mais famosos álbuns do músico: “Music for a New Society” de 1982.

cale-3Contudo, o seu LP de maior êxito continua a ser o notável “Paris 1919”, que Cale lançou em 1973, assim como a sua interpretação do tema de Leonard Cohen “Hallelujah”. Notável foi também a sua colaboração com Lou Reed em 1990, de que resultou um filme e um disco: “Songs for Drella”.

Mas a obra de John Cale encerra alguns dos mais bem guardados segredos da música rock alternativa e experimentalista. Uma extensa obra discográfica pouco conhecida, construída por um talentoso compositor e exímio pianista, guitarrista e violinista, a que junta uma voz intimista e sentida.

Um artista completo que continua nos dias de hoje quase tão “underground” como aquando dos Velvet. Sempre a procurar novas sonoridades, por vezes para velhos temas, dando-lhes uma nova roupagem sonora. Algumas das suas versões são excelência, como o é caso de “Venus in Furs” (ver vídeo), onde John Cale recupera o velho tema dos The Velvet Underground & Nico.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -