Quinzenal
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Dezembro 21, 2024

Transportes públicos: DECO promove conferência e apresenta estatísticas

transportes
A DECO – Defesa do Consumidor vai realizar, dia 31 de Março, a conferência “Transportes – Os Direitos dos Consumidores Não Podem Continuar À Espera”, na Sala do Rei da Estação do Rossio, em Lisboa. A conferência decorre das 17h30 às 19h30.

Os oradores do evento são Cristina Dourado, administradora delegada da Fertagus; Luís Cabaço Martins, presidente da ANTROP (Associação Nacional de Transportes Rodoviários Pesados de Passageiros); Tiago Lopes Farias, presidente da Transportes de Lisboa; e Jorge Delgado, presidente da STCP, SA (transportes colectivos do Porto). A conferência tem a moderação de José Monteiro Limão, director da Transportes em Revista.

O evento realiza-se no âmbito do Ciclo de Debates de Consumo e quer discutir soluções para a diminuição da qualidade da prestação de serviço público de transporte colectivo, o que tem tido consequências na mobilidade dos cidadãos e na sua qualidade de vida, revela a instituição.

Recorde-se que a DECO lançou há pouco tempo o portal www.queixasdostransportes.pt, onde 6.100 consumidores subscreveram a Carta dos Direitos dos Passageiros de Transporte Público Colectivo. A associação revelou ainda em comunicado que registaram-se até agora 1.580 reclamações sobre transportes públicos. Desse total, 948 dizem respeito a transportes públicos rodoviários, seguindo-se os ferroviários com 321 queixas, o metropolitano com 229 queixas, os marítimos e fluviais com 47 e os aéreos com 36.

Na origem das reclamações, surgem no topo os problemas relacionados com atrasos (22%), seguindo-se a diminuição ou supressão de linhas, percursos ou horários (20%), os títulos de transporte (8%) e a higiene e conforto (também 8%).

A DECO afirma ter iniciado a mediação com as entidades alvo de reclamações e ter comunicado às entidades reguladoras. A associação diz ainda ter exigido uma intervenção mais eficaz neste sector.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -