Realiza-se, nos dias 20 e 21 de Junho, no Arquivo Nacional da Torre do Tombo / Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o 2º Seminário de Preservação Comum de Património Digital; conferência organizada pela Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e Bibliotecas (DGLAB).
O Seminário tem por missão sensibilizar público e entidades envolvidas na matéria, através da divulgação e discussão de cenários futuros de preservação digital, com vista à constituição de uma rede de preservação comum de património digital.
De acordo com Daniel Calvo, Country Manager da Commvault Iberia, “os crescentes volumes de dados que circulam nas organizações, independentemente da sua natureza, e a necessidade cada vez maior de estas acederem à informação de uma forma imediata, coloca vários desafios importantes do ponto de vista tecnológico, sendo que a integridade dos dados nunca foi uma matéria tão crítica como agora”.
Com efeito, na opinião deste responsável, “a questão da preservação do património digital é, cada vez mais, uma preocupação de todas as nações e um desafio a ser vencido, devendo ser adoptadas medidas e estratégicas que assegurem essa mesma preservação, mas que também garantam a sua recuperação da forma mais rápida possível em caso de necessidade. O problema que se coloca de novo é o crescimento desmesurado da informação e a exigência intransigente da mesma num mundo sempre conectado, vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana, todos os dias do ano”.