Martin McGuiness, um dos políticos mais emblemáticos do Sinn Fein, recordou que a Irlanda do Norte é o único território do Reino Unido que faz fronteira com outro país da União Europeia – a Irlanda -, noticiou o The Independent. Não se sabe ainda de que forma o «Brexit» afectará as relações entre as duas regiões.
Alguns políticos têm especulado sobre a criação de uma fronteira física e controlos de passaportes entre as duas Irlandas. Outras facções têm questionado a criação de uma fronteira global em torno da Grã-Bretanha, deixando de lado a Irlanda do Norte.
Além disso, a Irlanda do Norte recebe um considerável apoio financeiro da União Europeia, na forma do apelidado «dinheiro da paz», para financiar projectos que consolidem o processo de paz na região, na sequência do conflito que, durante anos, se arrastou entre as forças integracionistas e os separatistas do IRA.
Escoceses também querem novo referendo sobre independência do país
Os principais partidos norte-irlandeses – incluindo o Sinn Fein, o SDLP e o Alliance – fizeram campanha pela permanência, em larga escala, neste referendo. Apenas o Democratic Unionist Party defendeu a saída do Reino Unido da União Europeia.
As declarações de McGuiness somam-se às vozes que se levantam agora em defesa de um novo referendo sobre a independência da Escócia, uma vez que a maioria dos escoceses também defendeu a permanência do Reino Unido na União Europeia.