Pela primeira vez desde 1980, está a ser realizado em Portugal um Inquérito Alimentar Nacional e de Actividade Física (IAN-AF) com a missão de recolher dados sobre o consumo alimentar e sobre a actividade física dos portugueses, estabelecendo a sua relação com determinantes em saúde, nomeadamente os socio-económicos.
A informação é dada pela Universidade do Porto que irá coordenar um estudo realizado por um consórcio de investigadores nacionais e estrangeiros.
“Este estudo irá avaliar os hábitos alimentares e a condição física de 5000 indivíduos com idades compreendidas entre os 3 meses e os 84 anos, residentes em todas as regiões do país, seleccionados a partir do Registo de Utentes do Serviço Nacional de Saúde.
Os resultados do inquérito permitirão colmatar a falta de informação harmonizada sobre o consumo e os hábitos alimentares dos portugueses, permitindo, pela primeira vez em várias décadas, desenvolver políticas nutricionais visando a melhoria da saúde da população com base em dados concretos sobre os seus hábitos de consumo.
Será convidada a participar a população residente em Portugal seleccionada de forma aleatória em cada Unidade de Saúde, a partir do registo do Serviço Nacional de Saúde.
O estudo está a decorrer em Reguengos de Monsaraz e serão avaliados utentes da UCSP Remo.
Este estudo permitirá analisar diferenças e semelhanças entre as diferentes regiões do país, o que permitirá o desenvolvimento de acções de melhoria da saúde das populações também ao nível local.
Os objectivos específicos do IAN-AF passam pela avaliação do consumo alimentar, incluindo alimentos, nutrientes, suplementos alimentares/nutricionais e outros comportamentos alimentares de risco; contaminantes alimentares e riscos biológicos; e insegurança alimentar; bem como a avaliação dos níveis de actividade física, incluindo comportamentos sedentários e actividades desportivas; e a caracterização das dimensões alimentares, de actividade física e antropométricas por região, de acordo com a condição socio-económica e outros determinantes em saúde.
A recolha da informação é baseada em instrumentos harmonizados de acordo com as recomendações da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos, o que permitirá estabelecer comparações a nível europeu.
O primeiro Inquérito Alimentar Nacional (IAN) foi realizado em 1980, pelo Centro de Estudos de Nutrição do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, com a colaboração do então Ministério da Agricultura e Pescas. Agora, o projecto de desenvolver um sistema de informação para monitorizar consumos e comportamentos alimentares e de actividade física é apoiado pelo programa EEAGrants – Iniciativas em Saúde Pública e o Consórcio definido para o conduzir envolve instituições da Universidade do Porto (Faculdade de Medicina, de Nutrição e de Desporto), de Lisboa (Faculdade de Medicina e de Motricidade Humana) e de Oslo (Faculdade de Medicina), o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge – INSA, a empresa SILICOLIFE e será coordenado pela Universidade do Porto.
Contribua para este projecto. Se for convidado, participe!”
Saiba mais em www.ian-af.up.pt ou [email protected].