A Selecção Nacional de Tricicleta, representou Portugal no 3rd CPISRA Open European Championship & 20 year’s aniversary of the Race Running Camp & Cup (Campeonato Europeu da modalidade), na Dinamarca, que decorreu entre os dias 10 e 17 de Julho de 2016.
Esta é uma modalidade desportiva praticada em pista de atletismo com benefícios terapêuticos para pessoas com Paralisia Cerebral. Modalidade em que os atletas correm com os pés, num equipamento com 3 rodas e três apoios.
Numa competição marcada pelo crescimento que a modalidade tem vindo a evidenciar, participaram 83 atletas, oriundos de 11 países entre os quais Portugal, cuja selecção foi composta por, Ana Machado (Classe RR2) e Hugo Correia (Classe RR1) da APC Lisboa, João Lomar (Classe RR2) da APPC Porto e Sandra Semedo (Classe RR2) da APC Coimbra.
Os resultados globais não poderiam ter sido mais motivadores e positivos; os Atletas portugueses garantiram 3 medalhas de ouro e 2 medalhas de prata.
Os atletas medalhados foram:
Sandra Semedo (RR2) Medalha de Ouro nos 200 metros femininos e 400 metros femininos com o tempo de 00:50:90 e 1:46:44 respectivamente, e medalha de prata nos 100 metros femininos com o tempo 00:25:54.
Hugo Correia foi medalha de ouro nos 800 metros masculinos com a marca de 04:55:37, e medalha de prata nos 400 metros masculinos com a marca de 02:16:53.
Todos os outros que não conquistaram medalhas bateram Recordes pessoais.
A presença nesta competição e os resultados obtidos demonstram existir um enorme investimento no desenvolvimento tanto da modalidade como da competitividade destes atletas em Portugal, de referir que Hugo Correia da APCL foi o único atleta na classe RR1 a percorrer a distância de 1500 metros estabelecendo um novo recorde pessoal.