A selecção portuguesa terminou a primeira fase da competição em 1º lugar no grupo que integrou, com os mesmos pontos da Venezuela, mas beneficiando do factor golos marcados e sofridos, onde Portugal levou vantagem.
Portugal obtém, na fase de Grupos, 4 pontos, 1 vitória e um empate, 3 golos marcados e 0 sofridos. A Venezuela terminou em segundo, também com 4 pontos, 1 vitória e um empate mas com 2 golos marcados e 1 sofrido. Por seu lado, a Coreia do Sul terminou no terceiro lugar com duas derrotas, 1 golo marcado e 5 sofridos.
No jogo frente à Venezuela, que terminou com um empate a zero, Portugal alinhou de inicio com Rui Rocha na baliza, Hugo Pinheiro que foi substituído aos 48 minutos por Lucas Pinheiro, Luís Miguel Leal Ferreira, Vítor Vilarinho (capitão), Pedro Santos substituído aos 56 minutos por Ricardo França e Tiago Ramos e Nuno Borges, o treinador é Vasco Santos Ferreira, este optou por fazer algumas alterações em relação ao jogo com a Coreia do Sul, deixando no banco Ruben Oliveira e Jesus Barbosa.
O Técnico Venezuelano José Luis Betancor, fez alinhar de início o seguinte 7, Frank Pinda Terán, na baliza, Peter Alvarado Gonzalez, Richard Mogello Melendez, Gabriel António Bravo Olivi, Asbrubal Olivares Mora (capitão), Saúl Torres Villegas e José Quintana, jogaram ainda Jessi Yari Villegas, que entrou aos 31 minutos para substituir Peter Alvarado Gonzalez e Anderson Alberto Morantes Ramirez que substituiu aos 58 minutos Asbrubal Olivares Mora.
O próximo Jogo da Selecção Portuguesa será dia 3 de Agosto frente ao Japão, às 17 hora locais.
O Torneio de Qualificação para o Mundial 2017, de Futebol de 7, modalidade para atletas portadores de paralisia cerebral, decorre em Vejen, na Dinamarca até ao próximo dia 7 de Agosto e o Jornal Tornado irá continuar a acompanhar a competição.