O Aura Festival é um festival nocturno, que decorre todas as noites entre as 21:00 e as 00:30, que pretende envolver os residentes, comerciantes e aqueles que visitam a vila de Sintra levando-os a experimentem a noite sintrense, a pé, através das artes da luz e da memória.
A edição deste ano conta com vários eventos, que vão desde os passeios nocturnos, workshops, documentários, passatempos, instalações de luz, video, videomapping e performances, sempre com a noite de Sintra como pano de fundo, nas suas diferentes vertentes, quer poética, histórica, mítica ou política.
O percurso tem início no MU.SA – Museu de Artes de Sintra e vai até à Quinta da Regaleira, passando pelo Largo Afonso Albuquerque, onde está patente uma exposição de vários trabalhos que exploram o encontro entre o vidro e a luz, mas ao longo de todo o percurso o visitantes encontra instalações de artsitas nacionais e internacionais.
No âmbito do festival, os workshops têm como função abrir espaço à experimentação, ao diálogo entre interessados, e à discussão interdisciplinar, com enfoque num ambiente de convivio, responsabilização individual, mas centrado na aprendizagem. Este ano estão disponiveis 4 workshops, sendo que em alguns é necessária inscrição prévia.
Outro evento deste festival é o passatempo de fotografia, em que os visitantes / participantes são desafiados a capturar um momento ”No principio era a luz e da sua captura num vidro fosco nasceu a fotografia, instantes roubados ao real, ao mundo que nos rodeia. Frames isolados de histórias que se despertam ao olhar, ao toque, à admiração. E nos dias que se desenrolam, histórias que se partilham noutro toque mágico.” sendo que o festival se “responsabiliza” por fornecer o motivo, o ambiente e a luz – o mais importante.
O Aura Festival é uma iniciativa coorganizada pela Criatividade Cósmica e pela Câmara Municipal de Sintra, com o apoio da Entidade Regional de Lisboa (ERT-RL) e de diversas empresas do concelho. A CP tamém se associa a este evento, disponilizando bilhetes a 2 euros para os utilizadores da Linha de Sintra.