“O estado de emergência declarado na Turquia não pode resultar num retrocesso para os direitos humanos. Ajude-nos a apelar ao Presidente turco para que estes sejam respeitados.
Os direitos humanos estão em grave perigo na Turquia na sequência da tentativa de golpe a 15 de Julho passado. A reacção das autoridades turcas foi rápida, tendo sido desencadeada uma vaga de repressão da Sociedade Civil e ataques à liberdade de imprensa que atinge já proporções extraordinárias e sem precedentes que prossegue intensamente após ter sido declarado o estado de emergência no país.
Os abusos que ocorreram durante a tentativa de golpe devem ser investigados e os responsáveis levados à justiça, respeitando os direitos humanos durante o processo. Num momento de grande receio e incerteza, o governo não pode espezinhar os direitos das pessoas na busca pela justiça.
A Amnistia Internacional confirmou que a polícia turca, em Ancara e em Istambul, tem mantido os detidos em posições de desgaste físico por períodos de tempo até 48 horas, negando-lhes comida, água e tratamento médico, insultando e ameaçando-os. Alguns foram brutalmente espancados e submetidos a tortura, incluindo violações.”
Para conhecer os pressupostos e assinar a Petição, entre na página da AI.