Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, garantiu recentemente que o Museu Joaquim Agostinho estará pronto no próximo ano. A autarquia está neste momento a desenvolver o projecto que pretende homenagear o malogrado ciclista torriense.
O projecto e o lançamento do concurso para a adjudicação da obra ficarão concluídos ainda este ano. Quanto ao arranque da mesma, só em 2017. “Será a grande homenagem ao ciclismo torriense, que é personificado por Joaquim Agostinho”, referiu o autarca.
A estrutura do projecto de arquitectura está praticamente concluída. Falta agora terminar a fase das especialidades e de investigação de conteúdos. “É uma fase mais complexa, mas é esta a forma de ter um museu o mais atractivo possível”, explicou Carlos Bernardes. A nível nacional, a investigação já foi concluída. Todavia, o grupo de trabalho está a fazer pesquisas sobre o percurso de Joaquim Agostinho por França e, posteriormente, no Brasil.
O novo equipamento irá ficar localizado nas instalações do antigo refeitório da Casa Hipólito e dará uma nova centralidade à cidade de Torres Vedras.