As festividades torrienses começam no dia de São Gonçalo, padroeiro da cidade, e costumam terminar no dia de São Martinho, feriado municipal. Mas este ano têm mais um dia, até 12 de Novembro, para a final da eleição da Rainha das Vindimas, no Pavilhão Multiusos da Expotorres, em virtude de calhar a um sábado.
Na opinião de Carlos Bernardes, o evento serve para “o convívio entre os torrienses mas também para promover o nosso território em termos turísticos”. Uma opinião partilhada pela vereadora Ana Umbelino, que destacou o envolvimento das associações e considera ser uma festa que “cruza o imaginário rural e as nossas raízes identitárias com a contemporaneidade”.
César Costa, administrador da empresa municipal Promotorres, falou sobre as várias iniciativas de animação e referiu que o pavilhão tem agora melhores condições depois da intervenção recente no espaço. Anunciou ainda que no espectáculo da final da Rainha das Vindimas vai actuar a cantora torriense Susana Félix.
O Festival Internacional Acordeões do Mundo dá este ano destaque à cultura do Médio Oriente. “A proposta pretende trazer projectos artísticos de geografias muito distintas com culturas que não conhecemos. Além da experiência musical, assistir a estes concertos será também uma experiência de imersão cultural”, afirmou Ana Umbelino. O libanês Elias Lammam, considerado um dos melhores acordeonistas do mundo, estreia-se no festival no dia 28 de Outubro.
A egípcia Youssra El Hawary e respectiva banda fazem também parte, pela primeira vez, da programação do festival e actuam no dia seguinte. Oriundo do Brasil, o quarteto de Renato Borghetti regressa ao festival ao fim de dez anos, fechando este ano o ciclo de concertos, a 5 de Novembro. Em paralelo, cafés e outros espaços comerciais do concelho vão ser o palco de outros concertos com 17 acordeonistas locais, na iniciativa denominada “Merendas de Acordeão”.
Tasquinhas, Festival do Vinho, Mostra de Uvada e Festival do Pastel de Feijão, são outros dos eventos das Festas da Cidade de Torres Vedras deste ano. Realce ainda para o campeonato nacional de carrinhos de rolamentos, o torneio de golfe, o passeio de automóveis antigos, percursos pedestres e provas desportivas.
A iniciativa “S. Martinho Compras e Vinho” é um convite aos comerciantes para que tenham os seus estabelecimentos abertos durante as festas. As exposições de brinquedos e de máquinas agrícolas marcam também o acontecimento, assim como a apresentação do livro “Vila Vedra”, com poemas de Luís Filipe Rodrigues e fotos de Daniel Abreu.