O Governo aprovou, esta Quinta-feira, em Conselho de Ministros, medidas de apoio para fazer face aos prejuízos provocados pela inundação que afectou Albufeira no passado Domingo. Com esse objectivo, foram accionados o Fundo de Emergência Municipal, o Fundo de Socorro Social e uma conta de emergência para o suporte de despesas não assumidas por outras entidades.
Através do Fundo de Emergência Municipal vão ser disponibilizadas verbas às autarquias locais para a recuperação de equipamentos públicos. O Fundo de Socorro Social é destinado a apoiar a população afectada e também instituições de apoio social.
Para, em concreto, se definir quais as situações que podem ser apoiadas através destes instrumentos foi criada uma estrutura de coordenação e controlo.
Foi, igualmente, constituída uma comissão interministerial de coordenação política, integrada pelos membros do Governo responsáveis pelas áreas das Finanças, da Administração Interna, da Administração Local e da Solidariedade e Segurança Social, coordenada pelo Ministro da Administração Interna.
Entretanto, no local são cada vez mais os voluntários que se juntam a empresários, residentes e funcionários da Câmara para, o mais rapidamente possível, devolver a normalidade a Albufeira. Algumas outras autarquias algarvias disponibilizaram equipamentos e equipas para ajudar na limpeza da cidade.