Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Novembro 21, 2024

Há 46 anos Bowie editava “Man of Words/Man of Music”

Apenas em 1973 o álbum teria êxito, com outro título: “Space Oddity”

Em 1969, David Bowie (David Robert Jones) estava longe do sucesso que iria conhecer anos depois. “O Camaleão” do rock ainda não tinha vestido as peles das suas múltiplas personagens, que o tornariam num caso singular e numa figura maior da história da música popular.

O jovem Davy Jones (mais tarde Bowie) tinha editado singles e um álbum (“David Bowie”) em 1967, mas também tinha passado ao lado do grande público, apenas com referências positivas da crítica especializada perante o talento de compositor e do, então, tímido intérprete Davy Jones Bowie. Mas dois anos depois, precisamente a 7 de Novembro de 1969, o artista voltava à cena com um álbum com 10 canções totalmente compostas por ele próprio, mas com um péssimo título: “ Man of Words/Man of Music”.

Um punhado de canções pop, já com a identidade sonora própria de Bowie, mas com um grande (enorme) tema à cabeça: “Space Oddity”. O single com esta canção, ao contrário do LP, chegaria mesmo a 5.º lugar do Top Ten britânico. Mas do outro lado do Atlântico, as rádios e o público continuavam a desconhecer David Bowie.

Em 1973, quatro anos depois de ter sido editado no Reino Unido, “Man of Words/Man of Music” era retirado da gaveta directamente para o sucesso mundial, mas esta reedição já trazia um título adequado ao sucesso: “Space Oddity”. Desta feita, o LP chegaria ao 16º lugar dos álbuns mais vendidos nos EUA. E o single, que tinha sido sucesso em Inglaterra quatro anos antes, chegava ao 15º  lugar da Billboard. Os norte-americanos e o resto do Mundo tinha (finalmente) descoberto o talento de David Bowie…

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -