“Embarcação do Inferno” é uma co-produção A Escola da Noite / Cendrev – Centro Dramático de Évora, com encenação conjunta de António Augusto Barros e José Russo. Estreada em Outubro passado no Teatro Garcia de Resende, assinala os 500 anos da primeira apresentação e da primeira publicação do mais emblemático texto de Gil Vicente, também conhecido como “Auto da Barca do Inferno”. Em menos de três meses, o espectáculo foi apresentado mais de 50 vezes e conta já com cerca de 4 mil espectadores. Em 2017 e 2018 estará em digressão nacional, prevendo-se a sua passagem por algumas das principais salas e cidades do país.
Bragança, Aveiro e Viana do Castelo são as três cidades a visitar este mês, com espectáculos nos respectivos teatros municipais. Nas três cidades serão apresentadas sessões especiais para o público escolar e será realizada uma oficina para professores, bem como a conferência “Gil Vicente no seu tempo e no nosso tempo”, por José Augusto Cardoso Bernardes.
Embarcação do Inferno
A Escola da Noite / Centro Dramático de Évora
Texto: Gil Vicente
Encenação: António Augusto Barros e José Russo
Interpretação: Ana Meira, Igor Lebreaud, Jorge Baião, José Russo, Maria João Robalo, Miguel Magalhães, Rosário Gonzaga, Rui Nuno
Figurinos e bonecos: Ana Rosa Assunção
Cenografia: João Mendes Ribeiro e Luísa Bebiano
Luz: António Rebocho
Música: Luís Pedro Madeira
Consultadoria científica: José Augusto Cardoso Bernardes
M/12 > 60′
Digressão nacional
“Embarcação do Inferno”, de Gil Vicente
Janeiro de 2017
Bragança, 12 e 13
Teatro Municipal de Bragança
Aveiro, 19 e 20
Teatro Aveirense
Viana do Castelo, 26 e 28
Teatro Sá de Miranda