Instaurou-se em Portugal, desde que ocorreu a primeira edição do Congresso Internacional da Consciência, um dos maiores fóruns de debate sobre ciência e consciência.
A 2ª edição do Congresso Internacional da Consciência (CIC)[1] decorre de 19 a 21 de maio de 2017, em Miami (EUA). A primeira edição decorreu em Portugal, instaurando-se desde essa data um dos maiores fóruns de debate sobre ciência e consciência. Deste modo, Portugal passou a fazer parte da linha da frente do estudo da consciência.
A iniciativa é da ONG portuguesa “International Academy of Consciousness (IAC)” que tem em permanência um campus, uma biblioteca e um laboratório em Evoramonte, no Alentejo.
Na edição do próximo mês salienta-se a presença do matemático Federico Faggin[2] que desenhou o primeiro microprocessador. Nos nossos dias Faggin dedica-se a desenvolver modelos matemáticos a propósito da natureza subjetiva da consciência na sua relação com o mundo em que vivemos. Presentes estarão, entre muitos outros, o médico cardiologista Pim van Lommel[3] que apresentará os resultados dos seus últimos estudos em “experiências de quase morte (EQM)”. O físico quântico Massimiliano Sassoli de Bianchi[4]. O psiquiatra pediátrico Jim Tucker que falará sobre possíveis memórias de vidas passadas em crianças.
Nesta 2ª edição, Portugal e o Brasil estarão representados por Nanci Trivellato e Wagner Alegretti. Estes Investigadores vão explicar os seus últimos resultados sobre a detecção física do biocampo humano, intuição e percepção extraordinária infantil.
Este congresso decorre em parceria com o “Program in the Study of Spirituality” da “Florida International University”.
Para aqueles que estiverem impossibilitados de participar presencialmente será assegurada a transmissão online com tradução para o português.
[1] 2º Congresso Internacional da Consciência
[2] Federico Faggin Biographical Information
[3] Consciousness Beyond Life, The Science of the Near-Death Experience
[4] Massimiliano Sassoli de Bianchi Bio