O Povo na Arte
Paul Gauguin parte para o Taiti em busca de novos temas e para se libertar dos condicionamentos da EuropaO pintor criou em si um imaginário de sociedade, que viria a reconhecer na sua estadia no Taiti, como se acercando do seu ideal. A sua estética está já determinada quando ali se dá conta da sua paleta sumptuosa através de um cromatismo puro e quente. Esta pintura é um hino à beleza sensual sobrepondo-se aos diferentes matizes do verde e amarelo.
Paul Gauguin
(1848-1903)
Eugène-Henri-Paul Gauguin nasceu em Paris a 7 de Junho de 1848. Viveu seus primeiros sete anos de sua vida, em Lima, no Peru, para onde seus pais se mudaram fugindo do império de Napoleão III.
Em 1855 voltou a França, tendo estudado em Orleans e em Paris. Aos 17 anos ingressou na Marinha Mercante, viajando por vários países, servindo até 1871. De volta à Paris, começa a trabalhar como corretor de valores e a pintar nas horas vagas.
Em 1883 começou a pintar com Pissarro em Osny. Nesse mesmo ano muda-se para Rouem e depois para Compenhague. Em 1885, volta a Paris e instala-se em Pont-Aven, na Bretanha.
Interessado pela arte oriental, foi morar no Taiti. Pintou “Jovens Taitianas com Flores de Manga” e “Duas Mulheres na Praia”.
Em setembro de 1901, mudou-se para a ilha Hiva Oa, uma das Ilhas Marquesas, onde veio a falecer.