A estreia de “Um, dois três… papelinho japonês”, de Vânia Couto, o concerto de Jigsaw que celebra os 10 anos do album “Letters from the boatman” e a extensão a Coimbra do festival de cinema DESOBEDOC
Integrado na programação de cinco sessões de cinema no Teatro da Cerca será exibido a 5 de Maio o filme “A Pirâmide Humana” do realizador Jean Rouch. Esta é uma iniciativa do SOS Racismo, com entrada livre, pertencente às comemorações do 25 de Abril em Coimbra.
No dia 8 será exibido em estreia mundial o documentário “Pela Mão de Alice”, dirigido por Raquel Freire. O documentário “segue as andanças académicas e socio-políticas de Boaventura Sousa Santos no decurso do projecto de investigação ‘ALICE: Espelhos Estranhos, Lições Imprevistas’”. Nesta sessão, estarão presentes a realizadora do filme e o próprio Boaventura Sousa Santos.
Coimbra e o festival DESOBEDOC
A Escola da Noite acolhe a extensão a Coimbra do festival DESOBEDOC, de 11 a 13 de Maio, com três documentários seguidos de comentário e debate: “Ten days that shook the world”, de Granada TV, “Eu, Daniel Blake”, de Ken Loach, e “Nada a Temer”, de Luísa Sequeira e Sama.
Francisco Louçã, José Manuel Pureza e Marisa Matias são os convidados da organização para comentar os filmes, respectivamente.
O regresso de Jigsaw
A dupla Jorri e João Rui regressa a Coimbra e escolheu o TCSB para fazer a apresentação da reedição em vinil do seu primeiro álbum, “Letters from the boatman”, dez anos depois da edição original.
O concerto será a 27 de Maio às 21h30, e contará com a participação de vários dos músicos que colaboraram nas primeiras gravações, cujos nomes serão anunciados em breve.
Vânia Couto estreia novo espectáculo
Na programação infantil, crianças e famílias, o destaque de Maio vai para a estreia do novo espectáculo de Vânia Couto, “Um, dois, três… papelinho japonês”. A sessão para o público em geral será a 13 de Maio, pelas 11h00, e as sessões especiais estão previstas para 16, 17 e 18 do mesmo mês, sendo que para estas é necessário fazer reserva de lugares.
Aqui vai uma antecipação do que pode ver em “Um, dois, três… papelinho japonês”: acompanhada pela actriz Sandra Henriques, a intérprete que dá vida ao inconfundível Catrapum viaja agora até ao Oriente para descobrir e dar a conhecer as maravilhas do origami. Duas personagens encontram-se no Japão, numa espaço perdido entre papéis que ninguém consegue representar. Brincam, dançam, exploram, tocam e mudam de papel, que se transforma em barcos, dragões, caixas, cores, pássaros gigantes e muitas outras coisas!
Clube de Leitura Teatral
A programação de Maio do TCSB inclui ainda uma nova sessão do Clube de Leitura Teatral, marcada para a primeira terça-feira do mês. O actor Igor Lebreaud, que volta a dirigir os trabalhos, escolheu a peça “As regras da arte de bem viver na sociedade moderna”, do francês Jean-Luc Lagarce. Cerca de uma dezena de leitores vão partilhar o texto com o público no bar do Teatro, a partir das 18h30. A sessão tem entrada gratuita.
No dia 18 de Maio, com o mesmo horário e com entrada gratuita, terá lugar a apresentação em Coimbra da monografia “João Mendes Ribeiro 2003/2016”, editada pela Uzina Books. O livro aborda de forma pormenorizada as obras que fazem parte do percurso do arquitecto desenvolvido entre 2003 e 2016: “foram selecionados 15 trabalhos que se destacam na sua maioria por se tratarem de excelentes obras de reabilitação e/ou requalificação do edificado e do património”.
Programação para Maio em A Escola da Noite
Contactos e reservas
- 239 718 238 / 966 302 488
- [email protected]