Quinzenal
Director

Independente
João de Sousa

Terça-feira, Dezembro 24, 2024

Grândola comemora Zeca “como se fora seu filho”

A Associação José Afonso (AJA) e o município de Grândola promovem este sábado, 29 de Julho, a iniciativa “Como se fora seu filho” para assinalar a data de nascimento do autor de “Grândola Vila Morena”.

Pelas 17:30, na Biblioteca Municipal, decorre um colóquio sobre a canção de intervenção. João Vasconcelos e Sousa, Soraia Simões e João Madeira vão estar à conversa para abordar a questão “Como é que da política se chega à música e da música à consciência?”.

À noite, a partir das 22 horas, o Jardim 1.º de Maio, o mais emblemático espaço verde no centro da Vila Morena, recebe o espectáculo de João Afonso & Banda.

Grafitti de Zeca Afonso

A entrada é livre e os presentes têm oportunidade de apreciar o memorial alusivo ao 25 de Abril, de autoria de Smile 1 Art (Ivo Santos), com 31 metros de comprimento e 2 de altura, localizado junto ao Jardim 1.º de Maio. O grafitti foi pintado no ano passado no âmbito da iniciativa “Arte na Rua”, integrada no programa de comemorações do 25 de Abril, promovido pela autarquia de Grândola.

O evento junta-se assim a outras exposições, concertos e várias criações sob o lema “Insisto não ser tristeza” que assinalam, um pouco por todo o país, as comemorações dos 30 anos da AJA e do cantautor que lhe deu nome.

Na opinião de Francisco Fanhais:o mais importante das iniciativas é mostrar que Zeca foi um artista da música, da poesia, da voz e que pôs a sua arte ao serviço da cidadania de uma maneira desprendida e desinteressada de forma a contribuir para uma sociedade sem muros nem ameias e sem exploradores nem explorados”

“E é esse o espírito que nos anima”, frisou, sublinhando que a AJA dá “particular importância ao trabalho que faz junto das escolas para transmitir aos mais jovens o legado do Zeca”.

José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos nasceu a 2 de Agosto de 1929 em Aveiro, filho de José Nepomuceno Afonso, juiz, e de Maria das Dores Dantas Cerqueira, professora primária. Morreu a 23 de Fevereiro de 1987, no Hospital de S. Bernardo, em Setúbal, vítima de esclerose lateral amiotrófica.

A AJA foi criada a 18 de Novembro de 1987 por uma série de amigos de José Afonso, tem actualmente o estatuto de entidade de Utilidade Pública e conta com núcleos no Porto, em Aveiro, Coimbra, Santarém, Lisboa, Almada, Seixal, Setúbal, Évora, Vila Real de Santo António, entre outras cidades, bem como na Bélgica.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -